A Fonte do Cavalo é um dos locais de interesse da freguesia de Veiros, concelho de Estarreja.
O nome da Fonte do Esquinto advém de esta se situar no lugar com o mesmo nome. Apesar de não se saber as origens do nome Esquinto, sabemos que a fonte data de construção foi 1860. A construção da obra foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Estarreja.
"Vindouros fazei melhor", é a inscrição que tem na Fonte do Esquinto, o que pressupõe alguma polémica, em que certamente esteve envolvida a construção da mesma. Por algumas pesquisas depreende-se que a Fonte do Esquinto foi construída para abastecer com água um mercado / praça de peixe existente que se realizava, semanalmente, em frente à igreja. O que é certo é que nunca o respectivo canal de ligação foi construído, e talvez a frase "Vindouros fazei melhor" não seja alheia a esta polémica.
Durante muitos anos esteve esta fonte ao abandono, só sendo alvo de limpezas esporádicas, por grupos de jovens afectos à paróquia. Em 1994 foi feita uma intervenção de fundo, quer na fonte propriamente dita, quer no escoamento da respectiva água. De então para cá tem sido mantida uma regular conservação. O único facto a lamentar é a qualidade da água não ser potável devido ao elevado teor de nitratos (contaminação devida a adubos, pesticidas e outros agentes usados no tratamento dos terrenos).
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Veiros - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários