Francisco Sarmento Pimentel |
De nome completo Francisco Ferreira Sarmento de Moraes Pimentel, nasceu em São Tiago de Rande, paróquia e freguesia do concelho de Felgueiras, a 7 de Maio de 1895.
Havendo seguido a carreira militar, desempenhou uma acção preponderante no apoio à manutenção da democracia durante a Primeira República, pois teve participação activa, junto com seu irmão João Sarmento Pimentel, no comando da revolta militar que derrotou a Monarquia do Norte, em 1919. Tendo enveredado pela aviação, foi mais tarde um dos pioneiros da aviação transatlântica, notabilizando-se como autor e piloto da primeira travessia aérea entre Portugal e a Índia portuguesa. Feito realizado pelo mesmo então Tenente-Piloto Aviador Francisco Sarmento Pimentel, por meio de um pequeno avião adquirido a expensas próprias, um “Pus Moth-De Havilland DH 80”, a que deu o nome de “Marão”.
Francisco Sarmento Pimentel |
Acompanhado na navegação pelo seu amigo Capitão Moreira Cardoso, fez a ligação desde a Amadora até Diu e Goa, concluída no campo de Mormugão a 19 de Novembro de 1930. Esta viagem foi reconhecida internacionalmente como recordista de 11.800 km, ao tempo distância inédita atingida num só avião, sendo por isso Francisco Sarmento Pimentel agraciado com a Placa da Liga Internacional dos Aviadores. Porém, devido a seus ideais políticos, como oposicionista do regime de Salazar, essa façanha foi menosprezada pelo Estado Novo, apesar de Francisco Pimentel ainda ter sido condecorado com a Ordem de Avis e a Torre e Espada, mas ficando olvidada a pioneira ligação Portugal-Índia dos compêndios, derivado à censura vigente.
Resultante da situação oposicionista à ditadura, viu-se obrigado ao exílio, radicando-se no Brasil como exilado político, onde foi construindo situação social de destaque. Chegando a desempenhar lugar evidente na colónia portuguesa dos amigos da democracia, em São Paulo, ao lado também de seu irmão Capitão João Sarmento Pimentel, e aí acolheu como anfitrião o General Humberto Delgado no respectivo exílio. Após o 25 de Abril, reabilitado como Coronel-Piloto Aviador, foi condecorado com a Ordem da Liberdade. Veio a falecer, em São Paulo, Brasil, a 1 de Agosto de 1988.
Consta no Museu do Ar, na ala dos pioneiros, em Alverca, uma vitrina alusiva ao referido Raid da Amadora/Lisboa-Diu-Goa e ao heróico aviador Francisco Sarmento Pimentel. A sua biografia curricular tem destacado desenvolvimento no livro monográfico “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, de Armando Pinto, editado em 1997.
Bibliografia
- “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997, de Armando Pinto
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Rande - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários