Fundão

Fundão
Sub-região Cova da Beira



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"fundao","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Fundão é uma cidade portuguesa no Distrito de Castelo Branco, região Centro e sub-região Cova da Beira, com cerca de 9.000 habitantes.

A cidade está localizada no sopé da Serra da Gardunha, no planalto da Cova da Beira, a uma altitude de cerca de 500 metros. É sede de um município com 701,65 km² de área e 31.176 habitantes (2006), subdividido em 31 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios da Covilhã, Belmonte e Sabugal, a leste por Penamacor e Idanha-a-Nova, a sul por Castelo Branco, a sudoeste por Oleiros e a oeste por Pampilhosa da Serra.

A cidade é um centro local importante de comércio, serviços e indústria. O concelho compreende parte das terras mais férteis da região, o grande vale da Cova da Beira, onde passa o Rio Zêzere e as suas numerosas ribeiras afluentes. São feitas grandes produções de cerejas e ginjas, pêssegos, azeite e vinho.

Existem minas de Volfrâmio (mineral do qual se extrai o metal Tungsténio), na Panasqueira, de entre as mais importantes do seu tipo do mundo, também de chumbo e estanho. Existem quantidades de prata e ouro. A sua Água Mineral é das mais vendidas em Portugal.

À saída norte para a Covilhã ao longo da EN 18 desenvolveram-se várias industrias e comércios de interesse até a nível nacional como a transformação de madeira, granitos, vidro e piscinas. Nesta zona existem vários hotéis, restaurantes e piscinas com interesse turístico.

Freguesias

O concelho está subdividido em 31 freguesias:

História

Ver artigo principal: História do Fundão

Imprensa

A cidade tem uma longa tradição na imprensa escrita e na cultura regionais. O Jornal do Fundão é por muitos considerado o mais relevante jornal Regional em Portugal pela sua qualidade e constância ao longo de décadas. É por esse motivo que a cidade é considerada unanimemente como o motor da Cultura e da Informação da Cova da Beira. A cidade do Fundão é também sede do único jornal diário a cobrir a Beira Interior, intitulado Diário XXI.

As rádios locais são a Rádio Jornal do Fundão (100.0 MHz) e a Rádio Cova da Beira (92.5 MHz e 107.0 MHz).

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Fund\u00e3o","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.