Furnas é uma freguesia portuguesa do concelho da Povoação, com 70,20 km² de área e 1.599 habitantes (2007). Densidade: 75,5 hab/km².
Localiza-se a uma latitude 39.7626 (37°'46) Norte e a uma longitude 25.31667 (25°19') Oeste, estando a uma altitude de 109 metros. Localiza-se a este de Ponta Delgada e Lagoa e sudoeste de Ribeira Grande. Confronta com o Oceano Atlântico a sul e montanhas a norte. As principais actividades económicas são a agricultura e turismo.
As Furnas são muito conhecidas pelas suas águas térmicas, nomeadamente as caldeiras, a Poça da Beija e piscinas térmicas. O Vale das Furnas detém 22 qualidades de águas minero-medicinais já classificadas, o que constitui a maior hidrópole a nível mundial. Para além disso as Furnas são conhecidas pelo Hotel Terra Nostra constituído por uma piscina natural de águas termais e um magnifico jardim botânico, o Parque Terra Nostra e ainda também se pode visitar o parque natural onde se encontra alguns animais e algumas espécies de plantas. Também é nas Furnas que se encontra uma lagoa, a Lagoa das Furnas.
São também tradicionais das Furnas, os bolos lêvedos e o curioso cozido onde os ingredientes são cozinhados debaixo da terra sob o calor dos vulcões (a carne demora cerca de 5 a 6 horas e o bacalhau cerca de 3 a 4 horas). Este facto faz salientar um requintado sabor. Esta localidade possui uma das maiores e mais diversificadas colecções botânicas do arquipélago.
Gastronomia
Cozido das Furnas
Cozido nas caldeiras naturais da Lagoa das Furnas, é um dos pratos mais emblemáticos da ilha. Os vários ingredientes são colocados numa panela, que é enterrada no solo junto às caldeiras, levando cerca de cinco horas a serem cozinhados pelo calor natural emanado da actividade vulcânica. Provar o cozido das Furnas, no próprio local, é uma experiência indispensável a quem visita a ilha.
Património
- Capela de Nossa Senhora das Vitórias
- Igreja de Santa Ana
- Miradouro das Pedras do Galego
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários