Galafura

Galafura
Peso da Régua



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"galafura","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Galafura é uma freguesia portuguesa do concelho do Peso da Régua, com 13,01 km² de área e 835 habitantes (2001). Densidade: 64,2 hab/km².

A freguesia de Galafura fica situada na margem direita do rio Douro, a uma altitude de cerca de 535 metros, perto de Covelhinhas, a meio caminho entre a sede do concelho (Régua) e Vila Real (distrito). Em termos de acessos, é servida pelas EN 313, EN 313-2 (no sentido Régua - Santo Xisto, Vila Seca de Poiares, Lugar da Estrada e Galafura) e a EN 313-1 (sentido Vila Real, Abaças, Guiães e Lugar da Estrada até Galafura). Dista da sede do concelho cerca de 13 quilómetros.

A Este da povoação, sobranceiro ao rio Douro, encontra-se o lendário Monte de São Leonardo, miradouro mais emblemático do concelho, de onde se podem avistar paisagens verdadeiramente surpreendentes.

Toponímia

O topónimo “Galafura” terá provindo do nome de um rei mouro que governava o fortim de São Leonardo, chamado “Galafre”.

História

Tem-se como certo que foram os romanos que fundaram esta povoação, justamente na encosta do Monte de S. Leonardo, formado de sílex e quartzo, no lugar ainda hoje denominado “Fonte dos Mouros”, onde existe uma verdadeira necrópole medieval (séculos IX – XI), conhecida por “Cemitério Mouro”, com sepulturas de crianças consideradas únicas.

Em termos administrativos, Galafura chegou a pertencer ao concelho de Vila Real, tendo passado, na primeira metade do século XIX, para o de Canelas, onde esteve integrada até 1859, altura em que este foi extinto.

Património

  • Miradouro de São Leonardo de Galafura
  • Cemitério Mouro ou Fonte dos Mouros
  • Marcos de demarcação da zona de produção de vinhos generosos do Douro
  • Conjunto - Igreja de São Vicente ou Igreja Matriz de Galafura, campanário e cruzeiro
  • Marco granítico n.º 26
  • Marco granítico n.º 27
  • Marcos graníticos n.º 28 e 29
  • Marco granítico n.º 30
  • Marco granítico n.º 73

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Galafura","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.