Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra

Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra
Setúbal



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"gambia-pontes-alto-da-guerra","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra é uma freguesia portuguesa do concelho de Setúbal, com 32,87 km² de área e 4.076 habitantes (2001). Densidade: 124,0 hab/km².

A freguesia de foi criada em 4 de Outubro de 1985, sendo uma das mais recentes do concelho de Setúbal. Nasceu de uma nova divisão administrativa e foi desanexada da freguesia de São Sebastião. Está localizada no concelho de Setúbal, entre as freguesias de São Sebastião, Sado, Marateca e Palmela.

Localidades

A freguesia integra as seguintes localidades:

História

Os vestígios mais antigos de ocupação humana na freguesia remontam ao Neolítico, por volta de meados do quarto milénio antes de Cristo. Os dados concretos da presença humana na área só ocorrem por volta da segunda metade do século XVI, durante a época da exploração do sal, que foi uma importante fonte de riqueza para a zona. A progressiva redução dessa actividade originou, sobretudo no século XVIII, a deslocação da população para as zonas interiores da freguesia.

Economia

São desenvolvidas actividades ligadas à exploração de salinas e de mariscador. Grande parte das antigas salinas foram transformadas em pisciculturas, cuja actividade se encontra em franca expansão. As espécies de peixe mais produzidas são a dourada, o robalo, o linguado e a enguia. Na área industrial, na zona do Vale da Rosa, estão instaladas empresas de betão e montagem de automóveis. Na área da agricultura, existem os maiores produtores de alface da região. Há também a criação de gado bovino e ovino, criados em pastoris, principalmente na Herdade de Gâmbia e na Quinta de Canes.

Património

O património cultural apresenta vestígios de ocupação humana da Antiguidade. De características rurais, a freguesia espera poder criar turismo rural ligado ao Estuário do Sado, onde se possa desenvolver o parque de Campismo de Gâmbia.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"G\u00e2mbia, Pontes e Alto da Guerra","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.