Ginetes

Ginetes
Ponta Delgada



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"ginetes","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Ginetes é uma freguesia portuguesa do concelho de Ponta Delgada, com 12,07 km² de área e 1.267 habitantes (2001). Densidade: 105,0 hab/km². Localiza-se a uma latitude 37.85 (37°51') norte e a uma longitude 25.833 (25°50') oeste, estando a uma altitude de 288 metros.

Fica situada na costa oeste da Ilha de São Miguel, sendo a freguesia mais extensa do concelho de Ponta Delgada. Estende-se de norte a sul entre Mosteiros e Candelária, numa distância com cerca de 7 quilómetros, possuindo uma estrada que liga Mosteiros a Ponta Delgada. É banhada pelo Oceano Atlântico a sul e oeste. Tem montanhas a norte e nordeste. É uma pitoresca freguesia rural, abençoada pelas cumeeiras das Sete Cidades.

Toponímia

De acordo com uma tradição muito antiga, «foi o monte vendido ou trocado por um cavalo branco e um barrete vermelho», e por isso lhe deram o nome Ginetes. Segundo alguns escritores, a versão mais correcta parece prender-se com a explicação de Gaspar Fructuoso no seu trabalho " Saudades da Terra":

«Está a Freguesia de Ginetes amparada dos ventos pela banda do mar, com o Pico dos Ginetes, chamado assim por ter celada ao meio e por outro pico detrás, que por ser assim celadas no meio, como Ginetes. Mais, por nele se criarem ginetes da banda da serra. Com o ornato de frescas faias e outras árvores é o pico de ginetes de Aires Jácome».

A ser verdade ou não, o facto é que o nome ginetes foi atribuído não apenas ao pico, como também à própria paróquia.

Economia

A actividade principal é a agricultura.

Gastronomia

Os pratos suculentos e apaladados marcam a gastronomia típica da freguesia e estimulam o apetite a qualquer visitante. Por isso, quem por aqui passa não pode deixar de apreciar os famosos e tão característicos Chicharros Assados com Molho de Vilão, assim como as Sopas Albardadas e o Bolo de sertã. Para acompanhar recomenda-se os néctares da região, como o Vinho de Cheiro, hoje produzido apenas para consumo próprio dos agricultores, e que marca presença nas festas da freguesia e sobretudo nos Impérios do Dívino Espírito Santo.

No âmbito da doçaria tradicional, o destaque é dado ao, Arroz doce, às Malassadas e à Massa Sovada, que constitui um dos mais apreciados e famosos doces locais.

Festas e romarias

As manifestações religioso-profanas são parte integrante da cultura etnográfica de cada região. Nos Ginetes, e para não perder a identidade religiosa ancestral da sua população, realizam-se festas em honra de São João, durante o mês de Junho, Divino Espírito Santo em Maio, Junho e Julho, Jesus Maria e José em Julho.

Em finais de Julho, princípios de Agosto a Junta de Freguesia de Ginetes realiza, em colaboração com as forças vivas da freguesia, a Semana Cultural.

Património

Igreja de São Sebastião

Dedicada a São Sebastião, data de 1603-1635 e foi construída no terreno oferecido por Aires Jácome Correia, para substituir a primitiva, edificada no sítio da Lombinha, no reinado de D.João III. O primitivo templo, já não existe, a não ser a Pia de Baptismo em pedra lavrada, que foi arrematada por José Jacinto Pereira, há cerca de 130 anos, quando destruíram a Ermida. Esteve na posse de sua família durante os referidos anos, até que a ofereceu à Igreja Paroquial, a pedido do Pároco Manuel Pacheco Câmara, há 17 anos. Trata-se de um valioso objecto litúrgico, com 443 anos, fazendo parte do espólio religioso da Igreja de Ginetes.

Miradouro Ilha da Sabrina

Localizado junto ao mar, num monte vulcânico anexo à Ferraria, foi construído recentemente e deve o seu nome a uma antiga ilhota, entretanto desaparecida, em frente à qual o miradouro de situa. A espantosa vista sobre a Ferraria e o Farol de Ginetes, são sem dúvida, o principal cartão de visita deste miradouro.

Outros locais

  • Pico das Camarinhas
  • Miradouro da Ponta da Ferraria

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ginetes","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.