Glória do Ribatejo

Glória do Ribatejo
Salvaterra de Magos



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"gloria-do-ribatejo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Glória do Ribatejo é uma freguesia portuguesa do concelho de Salvaterra de Magos.

Lenda

Conta a lenda que um dia D. Pedro veio caçar para estas terras, na altura onde existia só mato, e que enquanto caçava no seu cavalo, lhe apareceu um "bicho" e assustou o cavalo, fazendo com que o cavalo e D. Pedro quase caíssem numa ravina. Não caíram porque D. Pedro quando viu a sua vida por um fio evocou Nossa Senhora da Glória e esta afugentou o "bicho" salvando-o da morte. D. Pedro mandou então que fosse construída uma capela no local onde ela apareceu em honra desta.

Depois, a mando do rei, foi povoada por gentes da Nazaré. Como vila isolada que foi, pois está entre Marinhais e Coruche, a Glória do Ribatejo ganhou uma cultura própria e preservou desde então. É muito famoso na Glória o ponto de cruz, as charteiras, as pataqueiras e as bolsinhas todas feitas manualmente.

História

A origem da Glória do Ribatejo remonta ao século XIV, quando o Rei D. Pedro I manda edificar em 1362 uma igreja, como demonstra a lápide medieval ainda hoje presente na fachada deste templo. Em 1364, o mesmo monarca concede-lhe uma carta de privilégios, com enormes isenções e liberdades, com o intuito de facilitar o povoamento desta nova localidade. Vivendo essencialmente da agricultura, pastorícia e outras actividades mais rudimentares, a Glória do Ribatejo desenvolveu uma cultura muito peculiar que a diferenciou das restantes freguesias do concelho.

Com uma identificação cultural muito marcante, construída no dia a dia desta população, ainda hoje é possível observar nesta povoação costumes ancestrais. Uma das razões apontadas para a preservação destes valores prende-se com a endogamia. No passado, ao evitar casamentos com outras pessoas de outras localidades, este povo conservou genuinamente os usos e costumes dos seus antepassados.

Apesar de ser assediada por outros valores, a Glória do Ribatejo soube sempre respeitar a sua identidade cultural, motivo pelo qual esta vila ainda hoje se orgulha de respirar tradição.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Gl\u00f3ria do Ribatejo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.