Góis (freguesia)

Góis (freguesia)
Góis



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"gois-freguesia","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Góis é uma freguesia portuguesa do concelho de Góis, com 73,37 km² de área e 2.345 habitantes (2001). Densidade: 32,0 hab/km².

Góis, freguesia e concelho, tem como sede a vila de Góis que se situa a 45 km de Coimbra, capital do distrito. Três das outras freguesias do concelho confinam Góis: Cadafaz a nascente, Vila Nova do Ceira a norte, e Álvares a sul. Outras freguesias dos concelhos de Arganil e da Lousã (Celavisa, Pombeiro da Beira, Serpins, Vilarinho) circunscrevem a freguesia.

Localidades

História

Góis, ou Goes, conforme a grafia antiga, foi reconquistada e conheceu uma primeira doação em 1064 ou em 1093. A 1 de Agosto de 1114, é novamente doada, desta vez por D. Teresa, mãe de Afonso Henriques, a Analo Vestarisi e a sua mulher Hermezinda que, segundo a tradição, mandaram povoar Góis. Em 1516, D. Manuel outorga o foral para a Vila de Góis, concedendo os privilégios que lhe são relativos à família dos Silveiras, futuros condes de Sortelha. Um dos seus representantes, D. Luís da Silveira, poeta e embaixador de D. João III na corte de Carlos V, continua a ser hoje uma das figuras históricas mais importantes da vila.

A primeira junta da paróquia de Góis foi eleita em 1835, pelos treze maiores contribuintes da mesma. Esse regime só será alterado pelo Código Administrativo de 1878, que manda eleger uma junta de freguesia em vez da junta da paróquia. Assim nasce a Junta de Freguesia de Góis.

Economia

A actividade económica da freguesia de Góis gira principalmente à volta do seu património natural: agricultura, apicultura, pesca, caça… A indústria, o pequeno comércio e os serviços associados ao turismo souberam contudo encontrar o seu lugar na freguesia. A localização geográfica de Góis, junto às serras do Rabadão e do Carvalhal e ao Penedo de Góis, favorece o desenvolvimento de desportos radicais e motorizados na zona (rali, BTT, downhill, escalada…).

Património

A montanha e a floresta que circundam o Vale do Ceira oferecem à freguesia de Góis um abrangente leque de actividades: caça, pesca, agricultura, exploração florestal, desportos radicais e outros lazeres. O património histórico da freguesia, edificado à volta da família dos Condes de Sortelha, “senhores do Morgado de Góis”, constitui outra vertente da vida cultural em Góis.

Natural

  • Praias fluviais
  • Parque do Cerejal

Edificado

Feriado Municipal

  • 13 de Agosto

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"G\u00f3is (freguesia)","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.