O Grupo de Cantigas Norte a Sul da Ponta do Pargo é uma colectividade da Ponta do Pargo, freguesia do concelho da Calheta, na Madeira.
Este grupo surgiu a partir do interesse manifestado pela actual Direcção em reactivar o Grupo de Folclore da Casa do Povo da Ponta do Pargo. Uma vez que tal não foi viável, por razões alheias à vontade da Casa do Povo da Ponta do Pargo e por haver algumas pessoas interessadas em promover e divulgar a cultura da freguesia, a Casa do Povo iniciou em Março de 2007 um curso de instrumentos de corda e de acordeões para jovens da localidade. Estes, em colaboração com alguns elementos do antigo grupo de folclore, formaram este novo grupo sob a coordenação de Alcindo Andrade, pessoas interessada e conhecedora da área de música tradicional da localidade.
O Grupo é constituído por 12 elementos, actualmente com os seguintes instrumentos: acordeão, rajão madeirense, bombo, rebeca de cana, sininho, pandeireta e castanholas de pau (tradicional da Ponta do Pargo). O grupo subiu aos palcos pela primeira vez aquando da XXIII Festa do Pêro na Ponta do Pargo. A partir daí, tem surgido diversos convites para actuações, tais como na realização da XXIV Festa da Castanha, I Concerto Comemorativo do Dia Mundial da Música na Ponta do Pargo, programa da Rádio Popular “Músicas do Arco da Velha”, programa da RTP Madeira “Lado a Lado”, entre muitos outros.
Contacto para actuações
- 964451941 (Alcindo Andrade)
Ligações externas
Artigos relacionados com Ponta do Pargo
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Ponta do Pargo - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários