Grupo de Folclore da Casa do Povo do Curral das Freiras

Curral das Freiras

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"grupo-de-folclore-da-casa-do-povo-do-curral-das-freiras","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"curral-das-freiras","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png

O Grupo de Folclore da Casa do Povo do Curral das Freiras foi fundado a 1 de novembro de 1987 e conta com cerca de 40 elementos. Na sua origem esteve um grupo de jovens desejosos de quebrar o isolamento do Curral das Freiras e também para mostrar um pouco da cultura da freguesia.

Depois da sua fundação o grupo de folclore já por várias vezes representou a Regíão Autónoma da Madeira no FESTINATEL 91 em Lisboa onde conheceu vários grupos da Europa e também de Portugal. Depois foi à Ilha Terceira ao VIII festival Internacional onde foi muito aplaudido pelos presentes, tendo mesmo sido manifestado o interesse do grupo num dos próximos festivais. Representou a ilha da Madeira e o Curral das Freiras em diversos locais de Portugal Continental e internacionalmente na Venezuela e no Brasil. Para além destas saídas fora da região tem actuado frequentemente em várias unidades hoteleiras. Em 1991 o grupo recebeu a medalha de honra de mérito turistico por ser um dos grupos que mais divulgou a cultura, os costumes e cantares da Ilha da Madeira.

O grupo tenta representar o passado do Curral das Freiras desde finais do Século XVIII até inícios do Século XX, época em que a sua população dependia, essencialmente, do que produzia na terra e do que ia vender ao mercado do Funchal. Os trajes e objectos etnográficos usados são o resultado de uma recolha realizada junto dos mais antigos da freguesia e da análise de bibliografia, embora tenham sido poucos os dados obtidos. Sendo um dos seus objectivos a valorização e ocupação dos tempos livres da população do Curral das Freiras, este grupo tenta demonstrar às gerações mais novas as suas origens e o orgulho que têm em manter vivas as suas tradições e não deixar que as mesmas se apaguem da memória do nosso povo. O modo como executa os seus bailes, representa a maneira como os antepassados tratavam das lides do campo. As letras das músicas falam sempre de aspectos relacionados com o campo ou de aspectos alusivos às romarias.

O Grupo de Folclore da Casa do Povo do Curral das Freiras orgulha-se de ser dos únicos grupos da Região Autónoma que é membro da Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira (AFERAM).

Fonte de Informação

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Grupo de Folclore da Casa do Povo do Curral das Freiras","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Curral das Freiras, curral-das-freiras rancho-folcl\u00f3rico, -Grupo de Folclore da Casa do Povo do Curral das Freiras","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.