Grupo Desportivo Loriguense

Grupo Desportivo Loriguense
Loriga

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"grupo-desportivo-loriguense","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"loriga","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


O Grupo Desportivo Loriguense, instituição de Loriga, concelho de Seia, foi fundado em 8 de Abril de 1934, pelos senhores Manuel Gomes Leitão, Carlos Nunes Pina, António Nunes Ribeiro e Joaquim Gonçalves Brito. Na década de 1930, muita juventude despontava já para a prática do desporto, sendo este e a cultura os principais objectivos dessa fundação.

Instalações e campo de jogos

O primeiro equipamento do Grupo Desportivo, em segunda mão, foi oferecido por Manuel Gomes Leitão, um dos fundadores. A primeira Sede foi no Terreiro da Lição para então, em 1938, ser mudada para a Rua Viriato onde se tem mantido até agora. O primeiro campo de futebol que há memória, estava situado no Surgaçal, bastante longe da vila, sendo que os treinos eram realizados no Recinto da Nossa Senhora da Guia ou na estrada. Mais tarde e sabendo-se que havia um terreno na Fonte Sagrada, por cima da Vista Alegre, foi o mesmo pedido à proprietária D. Amália Pina. Tendo acedido, foi efectuada a terraplanagem do terreno, que passou a ser o novo campo de futebol até finais da década de 1940 e princípio da década de 1950.

Como a compra daquele terreno nunca foi concretizada, foi procurado outro local e, nas Casinhas junto à Resteves estava a solução, uma vez que havia ali um terreno mais plano. No ano de 1952 foi então inaugurado o campo. Foi nesta altura também que se conheceu algum entusiasmo que atingiu o auge nos anos seguintes. Infelizmente, foi sol de pouca dura visto que a população jovem começou a desinteressar-se, apesar de nessa época ter havido uma tentativa no sentido da inscrição nos campeonatos regionais.

Entretanto, este campo passou a ser durante muitos anos uma dor de cabeça profunda para os atletas e direcções que passaram pelo Grupo Desportivo, porque todos os Invernos as chuvas levavam parte do campo que ao ser reparado, absorvia grande parte das receitas. Na década de 1970, foram finalmente efectuadas grandes obras para a solução do problema, sendo construídos muros altos de suporte e ao mesmo tempo efectuada a arborização das barreiras. Este Campo de Jogos pertence ao Grupo Desportivo, que o adquiriu definitivamente em 1961 por 14.000$00, importância em parte oferecida por um loriguense residente no Congo, António Lemos Leitão, que contribuiu com a quantia de 6.000$00.

Actividades

As actividades desportivas desenvolvidas pelo Grupo têm sido o futebol de onze e de salão, o atletismo, xadrez, damas, ténis de mesa, bilhar e cicloturismo. Ao longo destes anos de existência, são dignos de realce alguns bons executantes que serviram o Grupo na modalidade de futebol e que se poderiam ter distinguido no país. No entanto o que parece ter ficado como um símbolo foi, sem dúvida, Armando "Folhadosa", que viria a morrer ainda jovem por doença que na altura vitimava muita gente, e que, segundo dizem os antigos, era um jogador longilíneo, polivalente e aguerrido. Em 1958, Mateus Mendes Fernandes, na altura com 20 anos, ganhou o campeonato regional de ténis de mesa, modalidade onde se destacava desde jovem.

O patamar mais elevado, ao nível da modalidade de futebol, foi quando se chegou a disputar o Campeonato Distrital da Guarda da 2ª Divisão. Nestes últimos anos, as modalidades praticadas e que mais se têm notabilizado, são o Futsal, Xadrez, Cicloturismo e o Atletismo, estando mesmo federado na Associação de Atletismo da Guarda.

Ao longo da sua existência, a vertente cultural e social desta popular colectividade tem sido na realidade uma das actividades mais marcantes e de registo. É de realçar a existência sempre presente do grupo teatral amador, que desde sempre tem dinamizado muitas pessoas para a arte de representar. Em resultado disso, sempre têm existido em Loriga grandes talentos e verdadeiros artistas, lamentando-se que muitos deles não tenham podido ir mais além.

Anualmente, o Grupo Desportivo Loriguense, organiza a Corrida de São Silvestre de Loriga, que traz a Loriga muitos atletas da região e mesmo de outros pontos do país.

Fontes de informação

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Grupo Desportivo Loriguense","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Loriga, grupo-desportivo grupo-desportivo-loriguense loriga seia, -Grupo Desportivo Loriguense","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.