Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré

Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré
Gafanha da Nazaré

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"grupo-etnografico-da-gafanha-da-nazare","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"gafanha-da-nazare","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré foi fundado no dia 1 de Setembro de 1983, com o propósito de defender os usos e costumes dos nossos antepassados, isto é, dos que habitaram as Gafanhas desde o século XVII, conforme rezam algumas crónicas de escritores e estudiosos que à região dedicaram e continuam a dedicar algumas páginas de reconhecido interesse. O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré é, desde Fevereiro de 1995, Associação de Utilidade Pública.

Dada a localização das Gafanhas, que são banhadas pela Ria e pelo Mar, apenas existia ligação por terra com Vagos e Mira, pelo que todos os usos e costumes foram influenciados pelas gentes daquelas localidades. Aveiro e Ílhavo não tiveram influência nos usos e costumes das gentes das Gafanhas devido à grande dificuldade que existia nas ligações, visto que as mesmas só podiam ser efectuadas por barco.

O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, consciente da necessidade de fazer uma pesquisa metódica e honesta, colocou "mãos à obra" e hoje orgulha-se de poder apresentar o fruto de todo o seu trabalho. A escritura pública dos seus estatutos aconteceu em 11 de Julho de 1986, no Cartório Notarial de Ílhavo e é sócio efectivo da Federação do Folclore Português e inscrito no INATEL.

A região das Gafanhas - Beira-Litoral - era habitada por gente humilde, entregue com denodo à transformação das dunas improdutivas em terras férteis. É esta gente simples que o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré tenta representar o mais fielmente possível. A prova de que todo o trabalho de recolha e apresentação tem sido feito com muito cuidado está nos números gravados pela R.T.P. para o filme "Os Pescadores" de Raul Brandão, nos inúmeros festivais em que tem participado, nas deslocações ao estrangeiro, e muito em especial, na Medalha de Mérito Cultural atribuída pela Câmara Municipal de Ílhavo ao Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré.

O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré começou as actuações em 1985 tendo realizado nesse mesmo ano o seu primeiro Festival de Folclore. Em 1988 deslocou-se a França para actuar nas cidades de Rouillac, Angoulême, Cognac e La-Rochelle, tendo visitado novamente este país em 1991 e em 2000. Realizou diversas exposições no salão da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré subordinadas a diversos temas etnofolclóricos, bem como uma outra, composta por 6 carros, sobre a vida dos gafanhões no início do século XVII, integrada no 5º Festival.

Em 1993 organizou o I colóquio etnofolclórico subordinado ao tema "Gafanhas: Usos, Costumes e Tradições". Em 1998 organizou o II colóquio etnofolclórico subordinado ao tema "Os oceanos e a pesca do bacalhau". Em 2004 organizou o III colóquio etnofolclórico subordinado ao tema "20 Anos ao Serviço da Cultura".

Em 1993 houve mais uma saída ao estrangeiro, neste caso à Alemanha, em 1995 a Espanha - Murcia e em 1996 a Itália - Sicília. Em 1999 realizou uma digressão por diversas ilhas dos Açores, a convite do COFIT, onde actuou em diversas ocasiões. Também foi este o ano em que recuperou a Procissão em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes que já não se realizava há cerca de 20 anos. Em 2002 efectuou mais uma actuação para a televisão, TV Galicia, em Espanha.

O repertório do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré é composto por danças e cantares que representam a dureza do desbravamento das areias. As danças são normalmente de roda, simples como o povo que as criou e belas pela simplicidade que possuem.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Grupo Etnogr\u00e1fico da Gafanha da Nazar\u00e9","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Gafanha da Nazar\u00e9, gafanha-da-nazar\u00e9 rancho-folcl\u00f3rico, -Grupo Etnogr\u00e1fico da Gafanha da Nazar\u00e9","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.