Grupo Folclórico de Coimbra

Grupo Folclórico de Coimbra
Coimbra

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"grupo-folclorico-de-coimbra","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"coimbra","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


O Grupo Folclórico de Coimbra foi fundado em 1986, possuindo um repertório com cerca de cem temas entre cantigas e danças. O grupo pretende reviver e divulgar o património cultural da cidade de Coimbra e dos seus arredores, desde meados do Século XVIII até ao início do Século XX ao nível do canto, da dança, das tradições e das vivências.

Uma das tradições que o grupo mantém viva é a Feira dos Lázaros.

História

O Grupo Folclórico de Coimbra iniciou a sua actividade em 8 de Janeiro de 1986 e fez a sua primeira apresentação pública no "Iº Encontro sobre a Alta de Coimbra", que decorreu no Teatro Paulo Quintela da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 24 de Outubro de 1987. O Grupo Folclórico de Coimbra funcionou, entre 1986 e 1994, como secção cultural da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra e, em 15 de Maio de 1995, constituiu-se como associação cultural independente com personalidade jurídica.

Objectivos

O Grupo Folclórico de Coimbra é uma associação de carácter cultural que tem como finalidades a recolha, o estudo , a reconstituição e a revivência dos costumes e artes tradicionais do povo da cidade de Coimbra e arredores, nomeadamente, nos domínios da poesia, da música, da dança e do trajo.

Director Técnico

O Grupo Folclórico de Coimbra é orientado desde a sua fundação pelo Professor Doutor Nelson Correia Borges, professor de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É académico correspondente da Academia de Belas Artes e fundador de duas associações de defesa do património cultural (GAAC e APDML).

Actividade

Além dos eventos que promove na cidade de Coimbra (cantares do ciclo natalício, feira dos Lázaros, serenata popular, fogueiras do São João e serão de arte popular), o Grupo Folclórico de Coimbra é solicitado para outras apresentações.

Em Portugal participou em diversos festivais de folclore e em festas de associações e colectividades de norte a sul do país.

A nível internacional, o Grupo Folclórico de Coimbra tem as seguintes presenças:

Ano Cidade ou País Evento
1991 Hungria International Folklore Festival "Zemplén" - Sátoraljáujhely
1994 França Festas de Aix-en-Provence
1997 Tenerife e La Palma Muestra Folklórica de los Pueblos
2000 Brasil Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo
2001 Egipto Ismailia International Folklore Festival
2003 Tenerife Muestra Folklórica de los Pueblos
2004 Canadá Mondial des Cultures de Drummondville
2007 Hungria Summerfest

Filiações

O Grupo Folclórico de Coimbra é sócio efectivo da F.F.P. (Federação do Folclore Português) e da A.F.E.R.M. (Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego). A Câmara Municipal de Coimbra e o INATEL reconhecem o interesse cultural do Grupo Folclórico de Coimbra. A Câmara Municipal de Coimbra atribuiu ao Grupo Folclórico de Coimbra a medalha de mérito cultural em 2005.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Grupo Folcl\u00f3rico de Coimbra","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Coimbra, coimbra folclore, -Grupo Folcl\u00f3rico de Coimbra","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.