Guetim

Guetim
Espinho



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"guetim","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Guetim é uma freguesia portuguesa do concelho de Espinho, com 1,76 km² de área e 1.532 habitantes (2001). Densidade: 870,5 hab/km².

Toponímia

Segundo o historiador Padre Miguel Augusto de Oliveira, a etimologia da palavra Guetim, teve origem na fauna que em tempos remotos habitava estes lugares, os gatos bravos. Já Joseph Piel, advoga que a palavra Guetim era oriunda de Wît, que é o mesmo que dizer: "castigo dado em tribunal". O topónimo oferece ainda as seguintes grafias ao longo dos séculos: Getym, Gitim, Gitji, Quetini e Quetin.

História

A Freguesia de Guetim remonta à antiguidade. Já era conhecida no tempo do Governo do Conde D. Henrique, desde a reconquista Asturo-Leoneza. Geijim é referido em 1025 e 1082, in uilla eccliosiole, num documento do rei D. Dinis. Nas taxações das Igrejas por bula do Papa João XXII, dada em Avinhão a 23 de Maio de 1320, Guetim foi taxado por 30 libras.

Guetim foi escolhido desde tempos remotos pelo Bispado do Porto para nela ser implantado um celeiro colector de impostos. Estes eram pagos com cereais e vinho pelas vizinhas freguesias de Seixezelo, Mozelos, Oleiros, Nogueira da Regedoura, Anta, Silvalde e São Félix da Marinha.

No ano de 1708 possuía 43 habitantes e tinha em 1796, 25 fogos, pois era terra senhorial com os seus caseiros. Pelo último censo (2001), a Freguesia de Guetim tinha 411 fogos e uma população de 1.519 habitantes, sendo 738 do sexo masculino e 781 do sexo feminino. Actualmente encontram-se recenseados nos cadernos eleitorais 1.299 eleitores.

Até ao dia 11 de Outubro de 1926 a freguesia de Guetim pertenceu ao concelho de Vila Nova de Gaia, passando a partir dessa data a pertencer ao concelho de Espinho. Em Outubro de 2000 por deliberação dos Órgãos Autárquicos, institui-se a data de 11 de Outubro como Dia da Freguesia.

Festas e Romarias

Na primeira semana de Agosto realizam-se, as Festas em honra do Padroeiro, Santo Estevão e de Nossa Senhora da Guia.

Associativismo

Personalidades

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Guetim","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.