Regras da enciclopédia Memória Portuguesa
Anuncio.jpg

A Memória Portuguesa é uma Enciclopédia on-line sobre as localidades de Portugal, construída utilizando páginas wiki. As regras abaixo são estabelecidas pelos responsáveis deste projecto e podem ser alteradas se eles o considerarem apropriado. Se não concorda com as regras aqui definidas, por favor, não utilize este site. Se tem dúvidas, por favor contacte-nos.

O que é?

Uma enciclopédia dinâmica e on-line

A Memória Portuguesa é uma enciclopédia construída pelos seus leitores e funciona de forma semelhante à Wikipédia, no entanto pretende concentrar-se apenas nas temáticas da geografia e cultura de Portugal. Todos os visitantes podem colaborar por criar novos artigos ou editar os que já existem.

Objectivo

A wiki enciclopédia Memória Portuguesa serve como hobby e lugar para passar uns momentos agradáveis, mas também quer atingir o objectivo nobre de preservar a memória e as tradições de cada povoação e dos seus habitantes. Pretende-se transformar este espaço no verdadeiro depósito de informações sobre o nosso país, para o presente e para as futuras gerações.

O que não é?

Não é um site de uma entidade oficial

A enciclopédia Memória Portuguesa foi criado por particulares e não tem qualquer ligação com entidades oficiais. Sendo de natureza pública, os Administradores e Moderadores da enciclopédia Memória Portuguesa não poderão ser responsabilizados pelos seus conteúdos, sua veracidade, inocuidade ou utilidade ou pela forma como os utilizadores aplicam a informação aqui descrita.

Não é uma enciclopédia impressa

Ao contrário de um livro impresso, na enciclopédia Memória Portuguesa não há um limite de tamanho e assim podem (e devem) criar-se os artigos que forem enciclopedicamente relevantes. Podem incluir-se ligações electrónicas entre os artigos. O seu conteúdo é dinâmico e actualizado continuamente por muitos usuários. Isso significa que preocupações referentes a textos impressos como tamanho do texto, estilo ou composição não são necessariamente preocupações prioritárias por aqui.

Não é um jornal

A informação é editada por wikipedistas que pesquisam assuntos noutras fontes e inserem aqui os seus artigos originais, completam, corrigem e complementam verbetes já inseridos.

Abaixo, são mostrados alguns exemplos do que não deve ser publicado aqui:

  • Opiniões pessoais, críticas ou sugestões: São muito bem vindas se forem incluídas nos Comentários no rodapé das páginas ou no Fórum.
  • Jornalismo: A enciclopédia Memória Portuguesa não deve oferecer notícias para assuntos recentes da mesma forma que um jornal, pois não é uma fonte primária.

Não é um blog, flog ou similar

A enciclopédia Memória Portuguesa não é um espaço para veicular informações pessoais e particulares. Não pode hospedar o seu próprio website, blog ou wiki aqui. Os artigos não servem para criar páginas pessoais. Devem apresentar informações relevantes próprias de uma enciclopédia, e ser ordenados segundo a estrutura estabelecida na maioria dos artigos deste site. Os artigos não servem para criar páginas pessoais com informações triviais que apenas dizem respeito à própria pessoa e a um círculo restrito de familiares e amigos.

Apesar disso, a enciclopédia está aberta para que cada natural de cada povoação possa colocar os dados biográficos que considere interessantes para os restantes naturais daquela mesma localidade. Assim, é provável que, especialmente nas aldeias e pequenas vilas, cada pessoa, por mais comum que alguém a considere, possa realmente constituir parte do património humano daquela povoação. Essa importância relativa diminuirá, naturalmente, quando falamos de grandes cidades. Ainda assim, não pretendemos estabelecer regras rígidas neste respeito.

Se entende que o texto que quer inserir é sua propriedade e não deve ser alterado ou usado por mais ninguém, então esta enciclopédia não é o local indicado para a sua publicação. Lembre-se: a enciclopédia Memória Portuguesa é aberta a todos os participantes, pode ser construída e modificada por todos e o seu conteúdo deve poder ser usado para fins educativos, culturais e não comerciais.

Não é uma bola de cristal

Não devem ser criados artigos com especulações que não possam ser referenciadas com fontes fiáveis e independentes. Os artigos sobre acontecimentos futuros deverão ser verificáveis e deverão ter interesse amplo para que possam merecer um artigo, como se se tratasse de um acontecimento já ocorrido.

Não é um dicionário

A enciclopédia Memória Portuguesa não é um dicionário ou um prontuário ortográfico. Apesar dos artigos geralmente serem iniciados com uma definição, devem oferecer também outros tipos de informações sobre o tema que abordam. Artigos que possuam apenas uma curta definição devem ser expandidos com conteúdo enciclopédico, quando possível.

Não é um directório de ligações externas

Os artigos devem conter apenas ligações externas relevantes. Os artigos não são:

  • Meras colecções de ligações externas. Se o link que adicionou remete para um site com informação pertinente a uma enciclopédia das localidades portuguesas, então coloque também algum texto relevante no artigo. Se deixar apenas o link, talvez um outro utilizador possa ampliar o artigo no futuro.
  • Meras colecções de fotografias, sem nenhum texto acompanhando o artigo. Se estiver interessado em colocar uma imagem, certifique-se de que está relacionada com o contexto enciclopédico que pretende ilustrar.

Não serve para publicitar empresas ou negócios

Os artigos não deverão conter publicidade expressa a empresas locais ou a negócios particulares. Abre-se uma excepção nos casos em que a empresa ou actividade profissional seja realmente relevante para a localidade em questão, contribuindo até para a sua cultura e divulgação (por exemplo, a fábrica de pastelaria Oficina do Segredo, que comercializa os pastéis de Belém, em Lisboa, merece um artigo na Wikipédia).

A publicidade exposta nas nossas páginas são Anúncios Google. O seu conteúdo não é da nossa responsabilidade, apesar de podermos controlar o tipo de mensagens expostas, banindo aquelas que eventualmente apresentem mensagens que considerarmos impróprias, tais como as relacionadas com pornografia. O único apoio financeiro que podemos esperar obter provem dessa publicidade exposta, quando esta eventualmente interesse aos leitores e estes se sintam movidos a analisar os produtos e serviços indicados. O nosso provedor do serviço, a Wikidot, obtém uma percentagem dessa receita, permitindo-nos assim hospedar esta enciclopédia com milhares de artigos.

Não é um repositório desordenado de informações

A enciclopédia Memória Portuguesa não é desordenado, mesmo que pareça confuso à primeira vista. Antes de tudo, os artigos devem ser enciclopédicos e devem ser enquadrados numa árvore de categorias. Se não sabe onde enquadrar um artigo, peça ajuda aos utilizadores mais experientes ou envie-nos um moc.aseugutropairomem|nimda#liam-e.

Não tem conteúdo reservado

Os textos inseridos devem ser de domínio público ou regidos por licenças de uso do tipo GNU FDL. Poderão ainda ser colocados textos que, apesar de provenientes de sites com direitos reservados, os seus autores ou responsáveis deram permissão por escrito para a sua reprodução nesta enciclopédia.

Se entende que o texto que quer inserir é sua propriedade e não deve ser alterado ou usado por mais ninguém, então esta enciclopédia não é o local indicado para a sua publicação. Lembre-se: a enciclopédia Memória Portuguesa é aberta a todos os participantes, pode ser construída e modificada por todos e o seu conteúdo deve poder ser usado para fins educativos, culturais e não comerciais.

Usualmente as imagens possuem direitos reservados. Assim utilize as suas próprias imagens ou aquelas cujos autores deram permissão escrita para serem aqui visualizadas. Os responsáveis pela enciclopédia Memória Portuguesa não têm meios para monitorizar todas as inclusões efectuadas pelos visitantes. Assim, caso se sinta lesado pela utilização indevida e não autorizada de textos e imagens da sua autoria, por favor comunique-nos isso através de moc.aseugutropairomem|nimda#liam-e e procederemos prontamente à sua remoção das nossas páginas.

Os artigos não são um fórum de discussões

Por favor, lembre-se que o corpo central da enciclopédia Memória Portuguesa é apenas uma enciclopédia. Não critique ou defenda a actuação de governantes ou entidades oficiais, ou reclame sobre a actuação de pessoas, organismos ou empresas. Essas e outras exigências podem ser incluídas nos Comentários no rodapé das páginas ou no Fórum.

Não é um campo de batalha

A enciclopédia Memória Portuguesa não é lugar para guardar rancor, provocar conflitos pessoais, alimentar o ódio ou desmotivar outrem a editar. Fazer ataques pessoais contra determinadas pessoas no texto dos artigos é um desrespeito às políticas e objectivos da enciclopédia Memória Portuguesa.

Espera-se que os utilizadores interajam com outros com civilidade, calma e com espírito de cooperação. Não faça ataques pessoais, perseguições ou intimidações a pessoas com quem possui discordâncias. Em vez disso, aborde o problema com sabedoria e discuta educadamente. Essa é a melhor forma de resolver as diferenças. Se alguém age sem civilidade, sem paciência, indisposto a cooperar, insultando, importunando ou intimidando, isso não serve como justificativa para agir da mesma forma como retaliação. Procure responder somente às questões realmente relevantes da discussão e ignore atitudes ou comentários desagradáveis, ou simplesmente ignore toda a mensagem. Ajude os novatos a aplicar estas regras básicas de educação.

Caso surjam divergências pessoais sobre o conteúdo dos artigos, os pontos de vista poderão ser discutidos nos Comentários ou no Fórum. É provável que surjam discussões mais acaloradas e que não sejam de fácil resolução, se é que a terão. Essa discussão, no entanto, não será permitida no conteúdo dos artigos, sendo que a Administração da enciclopédia poderá resolver bloquear os artigos que sofram uma guerra de edições. Os artigos que sejam objecto de tais discussões na secção Comentários poderão receber um aviso no topo da página alertando os leitores que a informação é motivo de disputa e que deverá ser lida tendo isso em conta. Isso poderá permitir que surjam mais opiniões nos Comentários que leve, em definitivo, à resolução do problema. Se isso não acontecer, pelo menos os leitores poderão formar a sua própria opinião sobre os contendores e as suas asserções.

Não se permitirá o uso de:

  • Palavras de baixo calão ou obscenidades através de palavras ou imagens.
  • Pornografia
  • Racismo, xenofobia, incitamento à violência ou outras formas de intolerância socialmente inaceitáveis
  • SPAM, publicidade não-autorizada, esquemas para proveito próprio
  • Registos duplos e múltiplos
  • Incumprimento das instruções e decisões da Moderação e Administração

Comentários nos artigos e no fórum que violem o disposto acima, poderão ser eliminados sem aviso prévio.

Não é uma anarquia

A enciclopédia Memória Portuguesa pode, por princípio, ser editado por qualquer pessoa, mas isso pode ser restringido quando os objectivos de criação de uma enciclopédia são afectados. Por isso, os artigos da enciclopédia Memória Portuguesa não são um fórum para promover a livre expressão. O objectivo é simplesmente construir uma enciclopédia, não testar os limites do anarquismo.

Não é uma democracia

A wiki enciclopédia Memória Portuguesa não é uma experiência de democracia ou qualquer outro tipo de sistema político. O autor do site ocupa a posição de Master Admin e não abdica dos seus privilégios de gestão, apesar de tentar ser o mais aberto possível à intervenção e sugestão dos utilizadores. Alguns destes, que venham a merecer a confiança do Master Admin poderão vir a ser convidados a ocupar cargos de Administradores e de Moderadores, com privilégios adicionais de edição e controle.

Um outro método de encontrar o consenso será por meio do debate, não de votação. Apesar dos utilizadores poderem realizar votações consultivas como uma tentativa de encontrar o consenso, votações, sejam elas oficiais ou não, podem atrapalhar a discussão. Devem então ser utilizadas com cautela e o resultado nunca deve ser visto como imutável, pois afinal, o consenso pode mudar.

Não é uma sociedade secreta

Não há uma organização secreta por trás da enciclopédia Memória Portuguesa, nem personagens obscuros manipulando o projecto. A comunidade é constituída por pessoas comuns que se interessam em participar e criar uma enciclopédia de livre acesso. Antes de levantar suspeitas contra uma ou mais pessoas, procure entender o funcionamento e as normas da enciclopédia Memória Portuguesa. Isso certamente facilitará o seu entendimento e diálogo com o restante da comunidade. A comunidade é heterogénea e há uma grande diversidade de ideias.

Violações às Regras

As violações ao aqui disposto poderão levar à eliminação parcial ou total do artigo ou comentário onde estas forem encontradas. Todos os utilizadores poderão ajudar neste sentido, por alertarem sobre a existência de violações às regras. Poderão fazer isso por nos enviarem um moc.aseugutropairomem|nimda#liam-e, ou então por assinalarem a página onde se detectaram as infracções clicando no link flag as objectionable, existente no rodapé de cada artigo.

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

diggFurldel.icio.usFacebook

Sorry, no match for the embedded content.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.