Como inserir vídeos
Anuncio.jpg

  • Ao ler este texto encontrará referências aos botões assinalados com um número que encontrará a verde nas ilustrações acompanhantes.

Onde obter vídeos sobre a sua terra?

Naturalmente, os seus vídeos pessoais sobre a sua terra são bem vindos. Além disso, existem alguns locais na Internet onde pode obter vídeos sobre a localidade que pretende incluir num artigo. Alguns dos mais conhecidos são:

Como inserir o vídeo?

Poderá inserir vídeos que poderão ser visionados por clicar na aba Vídeos existente no topo da página (ver Ilustração G).
Caso não haja ainda vídeos disponíveis surgirá apenas a frase: Instruções para incluir vídeos.

Ilustração G - Aba de Vídeos

G-Video.jpg

Para inserir um vídeo, deverá efectuar os seguintes passos:

1. Seleccionar o vídeo pretendido

Se tem um vídeo da sua autoria sobre a sua terra, o ideal será publicá-lo primeiro num dos sites sugeridos acima. Se não tem, pode procurar num desses sites, colocando o nome da sua terra ou colectividade, nas respectivas caixas de pesquisa ou no Google. Daremos o exemplo do YouTube por ser o mais usado e com a vantagem de ser em português. Por exemplo, se quisermos obter um vídeo da vila de Loriga, deveremos escrever "Loriga" na caixa de pesquisa no site. Obteremos então vários vídeos sobre esta localidade, seleccionando o que nos interessa inserir.

2. Obter a ligação ou link do vídeo

Na página do YouTube, do lado direito do vídeo seleccionado, encontrará uma caixa "Incorporar". Copie o código nessa caixa que deverá ser algo como isto:

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/c6fRd-egzIk&hl=pt-br&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/c6fRd-egzIk&hl=pt-br&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

3. Colocar o vídeo na Memória Portuguesa

  • Abra a Caixa de Edição por clicar no link editar existente no topo de cada artigo ou no botão edit (C1 - ver Ilustração A, abaixo) na zona inferior de cada uma das páginas.
  • Procure a última frase do texto existente, se necessário usando a barra de rolagem que encontra do lado direito da Caixa de Edição agora aberta.
  • Mesmo no final do texto digite o sinal de igual (=) por quatro vezes consecutivas, obtendo isto: ==== .
  • Na linha abaixo de ====, clique no botão embed video (B22) que encontra na barra de botões (ver Ilustração B, abaixo) que surge acima da Caixa de Edição. Em alternativa, poderá escrever directamente [[embedvideo]] e, na linha abaixo [[/embedvideo]]. Se clicou no botão, surgirá a seguinte informação:

====
====
[[embedvideo]]
paste the html for the video here (Google Video, YouTube, Revver, Dailymotion)
[[/embedvideo]]

  • Substitua a frase "paste the html for the video here (Google Video, YouTube, Revver, Dailymotion)" pelo código que copiou, conforme referido no passo 2.

E pronto! Se for necessário, actualize o seu browser e o vídeo aparecerá imediatamente no topo de cada artigo quando se clica na aba ou tab Vídeo. Clicando em Play, iniciará a apresentação do vídeo.


Ilustração A - Editor com Caixa de Edição


A-Caixa.jpg


Ilustração B - Botões da Caixa de Edição

B-Botões.jpg

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

diggFurldel.icio.usFacebook

Sorry, no match for the embedded content.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.