História de Galveias

História de Galveias
Galveias

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"historia-de-galveias","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"galveias","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Galveias foi fundada por Frei Lourenço Afonso, em 1342 e ampliada por D. Jorge de Alencastre, filho de D. João II, em 1425. Designou-se, primeiramente, por "Vila Nova do Laranjal", como refere Pinho Leal, in "Portugal Antigo e Moderno". É de presumir que a povoação apenas se tivesse chamado "Laranjal", pelos muitos laranjais que existiam e ainda existem.

Julga-se que D. Manuel lhe concedeu um foral próprio em 1517. Em 1538, D. João III elevou-a à categoria de vila, tomando então o nome que actualmente mantém. Galveias, tinha em 1893, 460 fogos, 1..050 habitantes e em 1930 tinha 570 fogos e 2544 habitantes. Actualmente, possui aproximadamente 900 fogos e não atinge os 2.000 habitantes.

Toponímia

Importa sublinhar que a região onde se situa Galveias, outrora Galveia, era já habitada nos tempos neolíticos por clãs oriundos do Levante Mediterrânico, a ajuizar pelo tipo arquitectónico das antas encontradas perto de Avis e, ainda, pelos elementos toponímicos que restam, como são os de Galveias, Sor, Avis, etc. Os elementos lexicais componentes do topónimo pertencem a estratos linguísticos da área do Mediterrâneo Oriental, mais precisamente "aramaico cipriota". São eles GAL, ABA, AYA, que significam respectivamente "colina", "pai" e "santo". Em épocas muito remotas e antes da doação de D. Frei Lourenço Afonso, já estes lugares eram conhecidos pela Pobra do Mestre e Cabeços de Galveya.

Segundo a lenda, que é do conhecimento popular, o nome de Galveias surgiu da conversa entre duas vizinhas: "Ó vizinha, guarde as suas galinhas, senão o meu galo vê-as". Contudo, existe outra lenda sobre o nome de Galveias, que já não é tão popular e junta uma tradição de Natal de outras épocas.

Arquitectura e património histórico

Galveias possui algum património histórico; desde antas do período neolítico, até a Igrejas do séc. XVI.

A Capela da Misericórdia (séc. XVI) foi reconstruída no séc. XVIII, a Capela-mor em alvenaria e no altar-mor uma maquineta em preciosa talha primitiva.

Existem várias capelas, cuja história pouco se conhece:

Capelas de S. Pedro, de S. Sebastião, do Senhor das Almas, de S. Saturnino, de S. João e de Santo António, que possui alguns frescos.
S. Sebastião era o santo da devoção das mães que tinham os filhos a combater em África, durante a Guerra do Ultramar. Pediam a protecção dos seus filhos, iluminando o interior da capela com lamparinas de azeite, que todos os dias eram acesas.

A Igreja Matriz data do séc. XVI, embora muito modificada por reconstruções e restauros de datas posteriores. A Capela-mor é de preciosa talha dourada do séc. XVIII, possui riquíssimo recheio (belos paramentos e um frontal do séc. XVI).

A arquitectura é tipicamente alentejana, o casario antigo é baixo, os materiais utilizados eram a cal e as telhas de canudo. Realçam-se as casas abastadas dos lavradores com sacadas (varandas) e pátios com diversas arrecadações. O tecido habitacional insere-se num tipo de povoamento rural e concentrado: a Igreja Matriz ocupa o ponto mais alto e as ruas vão-se distribuindo segundo as curvas de nível ou, como acontece na maior parte dos casos, em oposição a estas.

Ligações externas

Artigos relacionados com Galveias

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Hist\u00f3ria de Galveias","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Galveias, galveias, -Hist\u00f3ria de Galveias","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.