O maior expoente do património edificado da freguesia de São João Baptista de Lobrigos é a Igreja Matriz.
A fachada principal deste templo é constituída por uma robusta torre sineira, na qual se abre uma galilé. O interior é de uma nave com capela-mor. No tecto, os caixotões apresentam pinturas de motivos hagiológicos e cristológicos. É um templo maravilhoso, profusamente decorado com talha barroca, no altar, no arco triunfal, nas molduras dos caixotões e dos quadros, no coro alto e nos espaldares dos confessionários.
Esta Igreja paroquial de Lobrigos é classificada como I.I.P. – Imóvel de Interesse Público – assim declarada pelo Decreto N.º 47508 de 24-1-1967.
Acerca desta igreja diz Correia de Azevedo no seu "Património Artístico da Região Duriense":
"Arquitectonicamente, a Igreja de Lobrigos apenas difere das outras igrejas do género pela sua torre, de remate estilo oriental, formando na base uma galilé. Segundo a inscrição de um túmulo existente na capela-mor, com data de 1638 e uma outra existente na sacristia – 1728, esta igreja deve ter sido construída parte no século XVII e parte no século XVIII. Isso está bem patente na talha dos retábulos, onde prevalecem os estilos referentes às duas épocas".
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- São João Baptista de Lobrigos - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários