A Igreja Matriz da Ribeira Brava, na freguesia e concelho de Ribeira Brava, é um dos mais importantes conjuntos patrimoniais da região. Com origem numa pequena capela do século XV, este templo - que veio a tornar-se igreja paroquial - possui um assinalável valor artístico, de influência flamenga, nomeadamente nos painéis que representam a Virgem com o Menino, ladeados por São Bento e São Bernardo, bem como na imagem de Nossa Senhora do Rosário, do século XVI.
Subindo a rua do Visconde encontramos a Igreja Matriz. Tendo com orago a São Bento, a Igreja é dotada de um portal de três arquivoltas góticas, dotados de capiteis historiados, praticamente sem paralelo na ilha. A sua construção data do século XVI, sendo modificada através dos séculos até chegar ao edifício actual.
No seu interior, a igreja possui três altares principais: o altar-mor e outros dois laterais. A capela-mor é denominada por um magnifico retábulo de talha dourada e policromada dos finais do séc. XVII, atribuído à oficina da Manuel Pereira de Almeida, igualmente responsável pelos outros dois altares.
Poderá encontrar também no conjunto interessantes de imagens, uma imagem monumental da Nossa Senhora do Rosário, de produção flamenga, talvez das oficinas da Antuérpia, datável de cerca de 1520. A matriz ainda possui uma magnifica tábua atribuída ao pintor flamengo, Francisco Henriques, representando Nossa Senhora, São Bento e São Bernardo.
No seu interior podemos encontrar trabalhos manuelinos como os capitéis, o púlpito da Matriz e a pia baptismal (oferta de D. Manuel I).
Está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários