Igreja Paroquial de Dornelas do Zêzere

Igreja Paroquial de Dornelas do Zêzere
Dornelas do Zêzere

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"igreja-paroquial-de-dornelas-do-zezere","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"dornelas-do-zezere","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png

Igreja de Dornelas
Igreja de Dornelas

A Igreja de Dornelas nos anos de 1960, hoje a Igreja Matriz de Dornelas do Zêzere, apresentava um aspecto totalmente diferente sendo mesmo apelidada a mais bela Igreja da Beira Baixa.

História

De entre os edifícios da aldeia a igreja matriz sobressai, pela sua antiguidade, harmonia arquitectónica e riqueza artística. Não se sabe quando foi construída, mas deve datar de há mais de três séculos, naturalmente na sucessão de outra, muito anterior, da qual não restam vestígios, de certo por ter sido situada no mesmo local.

A descrição referida acima, de meados da década de trinta, estava correcta mas encontra-se hoje bastante modificada. O total da população da povoação subiu até 1960 (com 1.304 habitantes) mas diminuiu desde então, indicando o censo de 1991, 780 habitantes, sendo 416 na sede de freguesia. Isto sucedeu devido aos movimentos migratórios ocorridos nas últimas décadas, nomeadamente para o litoral e estrangeiro (França e Suíça). Por seu lado o número de fogos aumentou graças aos emigrantes que entretanto voltaram.

Igreja Paroquial de Dornelas do Zêzere
Igreja Paroquial de Dornelas do Zêzere

Descrição

Templo de arquitectura simples com telhado de duas águas, apresenta-se actualmente um pouco alterado devido a uma reforma que sofreu no século XVIII. O campanário está colocado à esquerda da fachada e é composto por duas pequenas janelas de cimalha direita. Os cunhais e as cornijas são de cantaria. O corpo da igreja é de uma só nave, ladeado por duas capelas radiantes. O retábulo principal é de colunas torcidas com folhas de videira remontando a finais do século XVII.

Custódia
Custódia

Destaca-se nela a capela-mor, com belos caixotões dourados e pintados no tecto abobadado e a talha artística a enquadrar o altar, sacrário e trono, que lhes fica por detrás. Aquela talha, bastante bem conservada, é das mais belas em igrejas da Beira Baixa. Possui imagens, em pedra e madeira, de grande valor, algumas provavelmente mais antigas que a actual igreja. Entre os valiosos objectos de culto e alfaias, distingue-se um cálice velho de séculos e uma custódia de prata com inscrição latina do doador, o cónego Emanuel Alvares, datada de 1649, além de um belo tapete de Arraiolos, bastante danificado mas susceptível de restauro.

Na chamada Capela das Almas, no topo do braço esquerdo da cruz que o templo configura, há também talha, caixotões e imagens de muito valor. Em vez de torre, possui um largo campanário em pedra de cantaria, datado de 1767, segundo uma inscrição numa pedra lavrada em forma de concha e colocada no centro daquele, entre os dois sinos, em plano mais alto.

Talha artística

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Igreja Paroquial de Dornelas do Z\u00eazere","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Dornelas do Z\u00eazere, dornelas-do-z\u00eazere igreja-paroquial, -Igreja Paroquial de Dornelas do Z\u00eazere","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.