Ilha Terceira

Ilha Terceira
Região Autónoma dos Açores

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"ilha-terceira","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"regiao-autonoma-dos-acores","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A Ilha Terceira, como indica o seu nome, foi a terceira ilha do Arquipélago dos Açores a ser descoberta, depois de Santa Maria e de São Miguel.

A ilha Terceira tem aproximadamente 29 km de comprimento e 18 km de largura, medindo o seu perímetro 90 km e tem uma área de 402,2 km2. A sua população é de 55.833 habitantes (censo de 2001). O ponto mais alto da ilha está a uma altitude de 1.022 m e situa-se na Serra de Santa Bárbara, no lado Oeste.

A Terceira é atravessada pelo Rifte da Terceira, uma estrutura geológica associada à junção tripla entre as placas tectónicas Euroasiática, Africana e Americana.

A ilha Terceira desempenhou um papel de grande importância por altura dos Descobrimentos, devido à sua boa localização geográfica.

As paisagens da ilha são de grande beleza, com aspectos bastante característicos, como a vista do vulcão que forma o Complexo desmantelado da Serra do Cume, na zona Este, e com vista sobre Praia da Vitória e as Lajes. A zona Oeste da ilha está coberta por vegetação exuberante existindo muitas criptomérias. Na costa norte, pode-se observar a ponta dos "mistérios", e a zona balnear dos Biscoitos, com os seus vestígios de erupções vulcânicas. No interior é de assinalar a gruta do Algar do Carvão e as fumarolas das Furnas do Enxofre.

A Geomorfologia da Ilha Terceira faz com que a ilha apresente uma paisagem muito variada. Divide-se entre planície como a planície da Achada e a serra como a Serra de Santa Barbara com os seus 1.021 metros de altitude, como expoente máximo. A Caldeira Guilherme Moniz que forma uma das maiores caldeiras da ilha. A Lagoa das Patas ou da Falca, que junto com Os viveiros formam um conjunto harmonioso. A Chã das Lagoinhas, situadas na reserva geológica do Algar do Carvão.

Existe ainda o Farol da Serreta, e a Serra do Morião ou da Nasce Água, com os seus 632 metros de altitude na parte mais alta, encontra-se voltada à cidade de Angra do Heroísmo, constitui por si própria uma singularidade. O Pico da Bagacina. Elevando-se do mar, A Mata da Serreta, constitui uma grande reserva florestal que alberga variadíssimas espécies de fauna e flora. A Lagoa do Ginjal, que apesar da sua reduzida dimensões tem plantas únicas e protegidas por lei.

A Lagoa do Negro, que se situa por cima da Gruta do Natal. O Miradouro do Facho, no concelho da Praia da Vitória oferece uma panorâmica sobre a cidade da Praia da Vitória.

O Monte Brasil, às portas da cidade aloja o Forte de São Sebastião. O Jardim Duque da Terceira, quase um jardim botânico, possui muitas plantas exóticas trazidas desde o inicio das aventuras marítimas. Os Ilhéus das Cabras, que oferecem um local de nidificação as diversas espécies marinhas que andam na costa.

Depois das explicações apresentadas pode afirmar-se ainda que a Geomorfologiada ilha Terceira, apresenta uma forma bastante arredondada com uma única península bastante prenunciada que é o vulcão do Monte Brasil.

Tem, como já se disse o seu ponto mais elevado na Serra de Santa Barbara que se eleva a 1021 metros de altitude e uma extensa planície que se estende desde a Serra da Ribeirinha no Concelho de Angra do Heroísmo até à Serra do Cume no concelho da Praia da Vitória.

Segundo a Revista de Estudos Açoreanos, Vol. X, Fasc. 1, página. 49, de Dezembro de 2003, A Geomorfologia da Ilha Terceira é dominada por quatro grandes estratovulcões e por numerosos cones vulcânicos monogenéticos implantados em importantes fracturas. De W para E enumeram-se, sucessivamente, os seguintes aparelhos vulcânicos poligenéticos, truncados por imponentes caldeiras: A Serra de Santa Bárbara; o Maciço da Serra do Morião e maciço da Caldeira Guilherme Moniz; o Maciço do Pico Alto e o Complexo desmantelado da Serra do Cume, a Serra da Ribeirinha e a Caldeira dos Cinco Picos.

A economia da Terceira assenta sobretudo na agro-pecuária e nas indústrias associadas de transformação de lacticínios. Possui dois portos nas suas duas cidades, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, onde se situa o aeroporto internacional e a Base Aérea das Lajes. A cidade de Angra do Heroísmo é a mais antiga cidade açoreana (1534) e ao mesmo tempo sede da diocese de Angra, estabelecida em 21 de Agosto de 1534. É Património da Humanidade (UNESCO) desde 1983.

Não se pode falar da Terceira sem falar da festa do Divino Espírito Santo. Este culto está ligado à Rainha Santa Isabel, entroncando nas raízes joaquimitas trazidas para os Açores pelos franciscanos espirituais. Este milagre é recordado todos os anos nas vilas e aldeias da Terceira na cerimónia da distribuição de pão e carne (o "bodo") pela população, celebrada junto aos "impérios", construções coloridas erigidas como capelas em honra do Espírito Santo. Este é um ritual que remonta à Idade Média que se repete ao longo dos séculos com um sentimento profundamente religioso.

A outra grande festa e com grandes tradições na ilha é a tourada à corda. Um touro preso com uma corda e controlado por dois grupos de quatro pastores investe contra os populares que se espalham pelas ruas das povoações. Os pastores desempenham um papel crucial na condução da tourada, controlando o percurso do touro, e a sua velocidade, e zelando pela segurança dos participantes.

Do trabalho da equipa de pastores depende, em boa medida, a exibição do animal, já que o grau de restrição imposto pela corda, e as pancadas, ou seja o impulso e tensão dados ritmicamente à corda, determinam a velocidade e percurso do animal. Da condução do touro depende também a segurança dos participantes, pois é a corda que mantém o animal dentro do percurso demarcado e, permite, atrasando o touro, evitar investidas excessivamente perigosas para os improvisados toureiros.

Artigos relacionados com a Ilha Terceira

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ilha Terceira","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Regi\u00e3o Aut\u00f3noma dos A\u00e7ores, a\u00e7ores ilha-terceira, -Ilha Terceira","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.