Irene Almeida Abreu

Irene Almeida Abreu
Loriguenses

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"irene-almeida-abreu","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"loriguenses","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Irene Almeida Abreu nasceu em Loriga em 3 de Agosto de 1904, filha de Pedro de Almeida e de Maria Adelaide Abreu Amaral.

Professora de reconhecido mérito, sempre muito dedicada aos seus alunos, tendo herdado os atributos de seu pai, Professor Pedro de Almeida, na missão de ensinar as primeiras letras às crianças. Exerceu o magistério em Loriga, durante quarenta e um anos. Ensinou gerações de alunos, cujos testemunhos evidenciam o rigor, o empenho e o elevado nível de exigência que colocava nos seus ensinamentos, e que se traduziam nos bons resultados por eles obtidos. Casou com Alberto Pires Gomes, também professor primários, que tinha sido colocado em Loriga, onde se radicou.

No dia 22 de Dezembro de 1974, foi homenageada, bem como, o seu marido professor Alberto Pires Gomes, numa significativa homenagem que os antigos alunos de várias idades quiseram prestar, como reconhecimento pelas suas virtudes de grande educadora e à qual se associaram vários organismos de Loriga, Junta de Freguesia e Banda da Música, que acompanhou os cânticos na missa que foi realizada inserida nessa homenagem. Além de muitas pessoas que associaram à esta homenagem, esteve também presente muitos familiares desta distinta senhora, entre eles o seu sobrinho Dr. António de Almeida Santos na altura ministro da Coordenação do Território.

A Junta de Freguesia de Loriga, também como prova de gratidão, decidiu com justiça, que o nome desta ilustre professora passasse a fazer parte da Toponímia de Loriga, sendo atribuído o seu nome a uma das ruas do Bairro das Penedas, logo após este ter sido construído.

Faleceu em Loriga, com 78 anos de idade, no 2 de Abril de 1982, perdendo Loriga uma senhora de grandes virtudes, sendo sepultada no cemitério local.

Fontes de informação

Artigos sobre Loriguenses

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Irene Almeida Abreu","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Loriguenses, loriga loriguenses professora, -Irene Almeida Abreu","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.