Janeiro de Baixo

Janeiro de Baixo
Pampilhosa da Serra



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"janeiro-de-baixo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Janeiro de Baixo é uma freguesia portuguesa do concelho de Pampilhosa da Serra, com 40,54 km² de área e 764 habitantes (2001). Densidade: 18,8 hab/km².

A freguesia de Janeiro de Baixo está implantada a sul do concelho, junto ao rio Zêzere, fazendo fronteira com o concelho de Fundão. Janeiro de Baixo faz parte do conjunto das 24 Aldeias do Xisto.

Localidades

Actualmente, além da sede, a freguesia é constituída pelos lugares de: Brejo de Baixo, Brejo de Cima, Casal da Lapa, Esteiro, Janeiro de Baixo, Machialinho, Porto de Vacas, Safra, Souto do Brejo e Vale de Abutre.

Toponímia

Segundo alguns autores, Janeiro deriva da corrupção do nome próprio Januário.

História

Janeiro de Baixo é povoação muito antiga. Existem registos de baptismo, casamento e óbito desde o século XVI. Foi comenda da Ordem de Cristo e pertenceu às comendas do padroado real. Sabe-se que a igreja de São Domingos de Janeiro de Baixo, em 1320-1321, foi taxada em 80 libras para a guerra contra os Mouros, sustentada por D. Dinis. Em 1600 foi avaliada em 100 mil réis. A apresentação do vigário pertencia ao real padroado, e tinha de renda anual 150 mil réis. Dependia deste vigário o pároco do Orvalho. Em 1757 tinha 117 fogos. Em 1882 deixou de pertencer à diocese da Guarda passando para a de Coimbra e em 1885 passou do concelho de Fajão para o da Pampilhosa da Serra.

Património

Igreja Paroquial

O templo está colocado à entrada da povoação e é precedido de um adro. A porta da fachada principal é de verga curva, dominada por uma janela também de verga. A torre está adossada do lado direito e é rematada piramidalmente. Em cada flanco rasga-se uma porta. No interior sobressaem os retábulos (mor e colaterais), datados dos séculos XVII/XVIII, de madeira com arcos, colunas torcidas e revestidos de pâmpanos. O titular da igreja é São Domingos, cuja festa se realiza em Agosto.

Capelas

Além da Igreja Matriz, Janeiro de Baixo possui duas capelas: a do Santo Cristo e a de São Sebastião. É tradição na freguesia realizar-se um Bodo junto à Capela de São Sebastião, a 20 de Janeiro de cada ano. A Visita Pascal com a recolha do folar e a procissão em louvor do Divino Espírito Santo são outras manifestações da religiosidade dos habitantes desta freguesia.

Central Hidroeléctrica do Esteiro

Esta pequena central está situada junto ao Zêzere, fazendo o aproveitamento da reserva hídrica da Barragem de Santa Luzia.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Janeiro de Baixo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.