Janeiro de Cima

Janeiro de Cima
Fundão



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"janeiro-de-cima","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Janeiro de Cima é uma freguesia portuguesa do concelho do Fundão, com 11,92 km² de área e 352 habitantes (2001). Densidade: 29,5 hab/km².

Janeiro de Cima
Janeiro de Cima

Esta aldeia é uma das 24 incluídas na Rede das Aldeias do Xisto. Situa-se nas margens do Rio Zêzere.

Aldeia do concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, situa-se a 40 e 60 km, respectivamente, destes centros urbanos. Localizada num fundo aplanado do vale do rio Zêzere, entre serranias e pinhal, esta aldeia foi desde sempre marcada pela proximidade do rio: as casas foram construídas com pedras recolhidas no seu leito, os terrenos férteis inundados periodicamente pelas suas águas proporcionaram várias culturas, com destaque para o linho. As margens do rio são ainda habitat de espécies como a lontra e a águia pesqueira. Subsistem alguns campos de cultivo e actividades económicas tradicionais. Para o visitante, o Zêzere proporciona inúmeras hipóteses de lazer.

Em comunhão com a natureza e as raízes familiares, Janeiro de Cima enche-se de gente aos fins-de-semana e nas férias. No Verão, fazem-se piqueniques no pinhal ou aproveita-se a frescura da água no Parque Fluvial. Aqui as tradições revivem-se em saberes e artes que nunca se esquecem e que renascem pelas mãos dos dias presentes.

Janeiro de Cima
Janeiro de Cima

À beira do Zêzere grita-se “Ó da barca!” para fazer a travessia do rio. Era assim que antigamente se uniam as gentes e o comércio das duas margens e hoje é ainda possível fazê-lo num passeio rio acima. Na Casa das Tecedeiras ouve-se a orquestra dos teares do linho em sinfonia de fios de cor. Nos muros e paredes, entre o xisto castanho, sobressaem alvos seixos rolados que são a impressão digital desta Aldeia. Ao Sol do fim da tarde esta arquitectura singular feita de pedras do rio confere uma tonalidade avermelhada, única, às paredes das casas. Alimente-se ou descanse por aqui, no Restaurante Fiado e na Casa da Pedra Rolada ou na Casa de Janeiro. À noite beba um copo no original Bar Passadiço, uma verdadeira ode à arte de bem trabalhar a madeira… e de sonhar. Amanhã a descoberta continua.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Janeiro de Cima","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.