Joane

Joane
Vila Nova de Famalicão



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"joane","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Joane é uma vila portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 7,25 km² de área e 7.528 habitantes (2001). Densidade: 1.038,3 hab/km².

Distando 11 km de Vila Nova de Famalicão (sede de concelho), Joane é, hoje, um importante ponto de passagem de tráfego rodoviário. Contribuiu decisivamente para este facto a Via Inter-Municipal que liga a Vila a Vizela em poucos minutos.

História

São antigas as referências à Vila de Joane, remontando, as primeiras, ao período antes da formação da nacionalidade, nomeadamente ao ano de 1065. De proveniência latina, o topónimo Joannem está associado e, historicamente relacionado, a um primitivo possuidor da "vila" (grande unidade agrária) do mesmo nome, existindo ainda a casa-sede e o local (aldeia de Joane), o qual se considera ter sido um dos mais respeitáveis proprietários do período românico. Joane indicará, por isso, uma antiga unidade agrária dimensionada pelos romanos, atribuindo-se a estes a organização da primitiva agricultura da Península Ibérica.

Das actividades económicas desenvolvidas, a indústria é, sem dúvida, a dominante seguindo-se o sector dos serviços que se tem implantado e desenvolvido. Assim, Joane, assume-se como um pólo de desenvolvimento em plena expansão. A confirmar e consolidar esse desenvolvimento saliente-se o facto de, em 3 de Julho de 1986, ter sido elevada à categoria de vila, afirmando-se como um dos centros mais desenvolvidos do concelho.

Heráldica

A Heráldica da Freguesia de Joane está conforme a Comissão de Heráldica e o Parecer emitido nos termos da Lei n.º 53/91, de 7 de Agosto.

Brasão

Escudo de prata, roda dentada de negro entre duas espigas de milho de vermelho, folhadas de verde, acantonadas em chefe e um cacho de uvas de púrpura, folhado de verde em campanha. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda a negro: "JOANE".

Bandeira

Esquartelada de vermelho e branco. Cordão e borlas de prata e vermelho. Haste e lança de ouro.

Selo

Nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Joane - Vila Nova de Famalicão".

Património

  • Casa de Vila Boa

Associativismo

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Joane","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.