José Emílio-Nelson
|
José Emílio-Nelson, pseudónimo de José Emílio de Oliveira Marmelo e Silva, nasceu em 1948, em Espinho. Poeta, crítico, editor.
A sua obra poética está reunida nos seguintes volumes: A ALEGRIA DO MAL OBRA POÉTICA I (1979-2004), AMEAÇADO VIVENDO OBRA POÉTICA II (2015-2009), PESA UM BOI NA MINHA LÍNGUA —Antologia 2010-2012. Publicou em 2014 BACCHANALIA seguido de COMO FALSA PORTA.
"Esta poesia é fascinante porque não é arbitrária e derramada, como acontece com outros autores abjeccionistas: é uma poesia precisa, exacta, construída linha a linha e com camadas de sentido que exigem decididamente uma 'close reading'." Pedro Mexia
"Intensa é a acidez da linguagem de José Emílio-Nelson, a agressão vocabular e de propostas ergue-lhe os poemas numa vocação de ultraje, da denúncia, do nojo." Joaquim Manuel Magalhães
"Por vezes o mundo poético de José Emílio-Nelson ganha uma dimensão de secreta agressividade ou derisão marcadamente expressionista (…) emprestando-lhe um sentido inconfundível."
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários