Laceiras

Laceiras
Cabanas de Viriato

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"laceiras","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"cabanas-de-viriato","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Laceiras é uma povoação que se situa a cerca de três quilómetros de Cabanas de Viriato, a cuja freguesia pertence, e a sete quilómetros da sede do concelho, Carregal do Sal.

Laceiras é uma das aldeias mais típicas do concelho, toda ela vestindo antiguidade, quer no traçado das suas vetustas moradias, quer nas varandas, sacadas e portões, quer ainda nos muros e caminhos. Algumas ruínas de antigos edifícios são também marcas expressivas. Laceiras ou «Lanceiras», figura em velhos documentos e a sua existência data de tempos muito remotos.

Festas e romarias

Anualmente, em 15 de Agosto, realiza-se a festa em honra de Nossa Senhora dos Milagres, no aprazível local da Lomba de São Tiago, à entrada da povoação, constituindo uma romaria muito movimentada.

Património

Capela da Nossa Senhora dos Milagres

Foi um eremita, Padre Domingos Gomes, do templo da Senhora do Castelo, em Azurara da Beira, Mangualde, cuja mãe, viúva e doente, vivia sozinha nas Laceiras, que, em 1680, construiu a bonita Capela sobre as ruínas de uma antiga ermida que outrora ali existira, dedicada a São Tiago, o Santo Apóstolo. Em 1706 ficaram concluídas, ainda em vida do fundador da Capela, a via-sacra com 13 bonitas ermidas. Hoje o local, um tanto modificado e desaparecidas algumas das antigas preciosidades, é ainda um recanto adorável e com esplêndido miradouro que um roteiro turístico não pode esquecer.

Capela de São Tiago

Laceiras possui ainda uma outra capela, dedicada a São Tiago. Esta seria talvez a primitiva capela da localidade, mas com a construção da capela da Senhora dos Milagres perdeu alguma da sua importância.

Nesta aldeia existem ainda diversas marcas de tempos remotos, sendo exemplo disso as diversas alminhas existentes ao longo da localidade.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Laceiras","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Cabanas de Viriato, cabanas-de-viriato laceiras, -Laceiras","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.