Lajes das Flores

Lajes das Flores
Ilha das Flores



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"lajes-das-flores","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Lajes das Flores é um concelho açoriano sito na metade sudoeste da ilha das Flores, no Grupo Ocidental do arquipélago. A sede do concelho é a vila das Lajes das Flores, um povoado sito na costa sul da ilha e onde se situa o porto comercial que a serve. O território do município tem uma área 69,59 km² e nele residem 1.502 habitantes (2001), o que corresponde a uma densidade populacional de 21,6 hab/km², a mais baixa dos Açores. O concelho, criado em 1515, está dividido em 7 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Santa Cruz das Flores e está rodeado por todos os outros lados pelo oceano Atlântico.

O Concelho de Lajes das Flores situa-se no extremo ocidental da Europa, sendo o Ilhéu do Monchique o marco natural de referência ao largo da freguesia da Fajã Grande, que é o mais ocidental povoado da Ilha das Flores e da Região Autónoma dos Açores. Este ilhéu, localizado a uma longitude Oeste de 31 graus 16 minutos e 30 segundos e a uma latitude Norte 39 graus 29 minutos e 40 segundos, já no tempo da navegação astronómica foi tido como indicador para acerto de rotas e verificação de instrumentos.

O clima, como nas restantes ilhas, é temperado por influência da corrente quente do Golfo. Geologicamente a Ilha das Flores assenta na placa tectónica americana, razão de ser da sua quietude sismológica em relação às restantes ilhas.

Freguesias

História

Segundo a história, terá sido Lajes das Flores o primeiro povoado da ilha das Flores a merecer o título de vila embora não exista documento fidedigno que o comprove. Foi a primeira paróquia da ilha e o seu padroeiro é Nossa Senhora do Rosário.

Património

No campo arquitectónico, o edifício dos Paços do Concelho, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Capela de Nossa Senhora das Angústias, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios (matriz) da Fajãzinha, entre outras igrejas das várias freguesias da ilha, são os seus monumentos mais significativos.

Economia

No Concelho das Lajes com uma população que vive da agricultura e da pecuária, há uma actividade piscatória razoável, o que se entende devido à sua localização à beira-mar. A pesca da baleia foi uma actividade essencial no passado assim como a apanha das algas marinhas que foram durante os anos 60 e 70 (do século XX) fonte importante de actividade económica.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Lajes das Flores","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.