Lapa (Cartaxo)

Lapa (Cartaxo)
Cartaxo



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"lapa-cartaxo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}


Lapa é uma freguesia portuguesa do concelho do Cartaxo, com 6,28 km² de área e 1.205 habitantes (2001). Densidade: 191,8 hab/km².

História

Segundo a lenda, o nome dado a esta povoação deriva da designação dada a uma gruta existente neste local, conhecida como a “Boca da Lapa”. Esta gruta com centenas de anos está associada a várias lendas passadas nos tempos dos mouros, como por exemplo a lenda de uma linda rapariga que, tendo sido raptada pelos mouros, todas as noites cantava. A sua exploração tem sido dificultada pela forte nascente de água que dali brota.

Tendo sido, em épocas remotas uma freguesia independente, foi depois anexada à Ereira, devido à sua pequenez e decadência, estando estas freguesias ligadas a Pontével. Quando, no século XIX foi constituído o concelho do Cartaxo, uma das freguesias que lhe foi atribuída foi a de “Ereira-Lapa”. No entanto, a população desta pequena povoação desejava ser independente, tendo esse desejo sido concretizado em 8 de Abril de 1921.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Lapa (Cartaxo)","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.