Leandro e Nuno Roque, sapateiros em Ponte do Rol, têm 64 e 57 anos de idade, respectivamente. São irmãos e herdaram a profissão do pai, começando a trabalhar por volta dos 11 anos, depois de terminarem a instrução primária.
Fazem todo o tipo de calçado, desde o corte ao acabamento. Utilizam como ferramentas, facas, martelos, alicates, turquês, pregos e como matéria prima as peles. Peles de várias cores, qualidades e espessuras, dependendo da sua aplicação. Para fazer um par de botas são gastas cerca de 11 horas e para um par de sapatos 8 horas.
Ao serem questionados sobre a quantidade de clientes que actualmente os procuram, responderam: "Agora, muito menos que no passado. Porque quem procura este tipo de calçado, são pessoas que gostam mesmo, e que nunca deixam de vir. Agora o negócio não tem nada a ver com o que era. Houve alturas em que tínhamos tanto que fazer, que éramos seis a trabalhar".
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Ponte do Rol - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários