Leça da Palmeira

Leça da Palmeira
Matosinhos



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"leca-da-palmeira","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Leça da Palmeira é uma freguesia do concelho de Matosinhos, com 5,97 km² de área e 17.215 habitantes (2001). Densidade: 2.883,6 hab/km². Integra, em conjunto com a freguesia de Matosinhos, a cidade de Matosinhos.

Leça da Palmeira situa-se a Norte do Porto de Leixões. A beleza natural das suas praias é inconfundível e única. O Salão de Chá da Boa Nova, a Piscina das Marés e o arranjo paisagístico e urbanístico da Marginal têm a assinatura de Siza Vieira, conferindo a este espaço uma amplidão extasiante. A completar o quadro, ergue-se imponente o Farol de Leça, junto à "praia lá da Boa Nova", onde um dia António Nobre ergueu um alto castelo… Destacam-se ainda a capelinha da Senhora da Boa Nova e no interior as quintas, da Conceição (piscina também da autoria de Siza Vieira) e Quinta de Santiago com sua casa-museu.

A gastronomia é essencialmente peixe, embora aqui e ali surjam interessantes surpresas.

Indústria

É nesta freguesia que se localizam dois equipamentos de importância nacional: a Refinaria da Petrogal e o recinto de feiras da Exponor.

Património

9aac92485d56b296c8d8be9246f67ab4contactos.jpg

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Le\u00e7a da Palmeira","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.