Localidades da freguesia de Santo António

Localidades da freguesia de Santo António
Santo António

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"localidades-da-freguesia-de-santo-antonio","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"santo-antonio-funchal","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Como parte integrante da freguesia de Santo António, no concelho do Funchal, os vários locais abaixo referidos merecem aqui uma breve alusão, essencialmente pela importância histórica que detêm na formação da própria freguesia.

Casas Próximas

O seu nome resulta das primitivas habitações que se constituíram em torno do primeiro núcleo de população, formado, provavelmente, por uma fazenda povoada onde havia sido construída uma pequena capela. Neste local foi erigida a Igreja Paroquial, uma escola oficial para o sexo feminino, uma caixa postal e um fontanário, que só esteve ao dispor dos habitantes da freguesia a partir de 18 de Maio de 1909. Junto à Igreja estacionavam-se os numerosos automóveis que faziam a ligação entre o centro da cidade e a paróquia, a todas as horas do dia.

Romeiras

Existem grandes dúvidas quanto à origem do seu nome, mas avançam-se duas hipóteses: uma é sustentada pela existência, no local, de árvores com o mesmo nome; outra apoia-se na possibilidade de algum colonizador de apelido Romeira ter dado o nome a este lugar, como aconteceu com muitos dos antigos povoadores.

Courelas

O significado do próprio vocábulo explica a origem da designação deste lugar. Ou seja, courela indica uma parcela de terra cultivada, comprida e estreita ou montado de sobreiros.

Quinta das Freiras

Neste sítio possuíam as freiras do Convento uma vasta propriedade rústica e talvez urbana, daí o nome de Quinta das Freiras. Aqui está instalado o cemitério da freguesia e a antiga Capela da Nossa Senhora das Brotas.

Terra Chã

As condições orográficas do terreno influíram na escolha desta designação, permitindo, apesar de tudo, a construção de uma escola oficial do sexo masculino.

Jamboto

Documentação antiga e o próprio arquivo paroquial atestam a existência de um homem chamado João Boto, um dos primeiros colonizadores da freguesia e proprietário de terras de sesmaria. Contudo, o nome foi alterado para Jamboto.

Fontes

Crê-se que a origem deste nome surge na sequência de haver naquele lugar algumas fontes ou nascentes.

Chamorra

Ali residiu, em tempos, uma família conhecida por Chamorros. Nesse local se erguia uma quinta ou uma casa de campo.

Encruzilhadas

O facto de neste local existir um ponto em que dois caminhos se cruzam terá influenciado a escolha do seu nome. Antigamente, existiam aqui duas escolas oficiais e uma caixa postal com permuta diária de correspondência.

Vasco Gil

Surge na obra do Dr. Álvaro Rodrigues de Azevedo, em 1472, como um dos homens da governança do Funchal, sendo, portanto, um dos primitivos povoadores da Madeira e dono de terras de sesmaria naquele local. A Fonte do Senhor, pertença da Confraria do Santíssimo Sacramento, ali instalada, servia de caudal que alimentava os marcos fontanários construídos nesta freguesia pela Junta Geral do Distrito, em 1908.

Três Paus

Primitivamente fazia parte do sítio do Vasco Gil. Actualmente, alberga um prédio rústico, pertencente à Confraria do Santíssimo Sacramento, por herança de Antónia Fernandes Frita.

Boliqueme

É provável que um dos muitos colonizadores oriundos do Algarve lhe tenha dado este nome, uma vez que nessa província existia um local com o mesmo nome, ou simplesmente por semelhanças orográficas e hidrográficas com a província algarvia.

Barreira

Este local é conhecido por bardo, devido ao facto de, em tempos, ali ter existido aquilo que se designa por tapume, uma trincheira feita de estacas e ramos de árvores, destinada a impedir a passagem do gado para o povoado ou terras cultivadas.

Trapiche

Antigamente este termo significava engenho, lagar, azenha ou moinho, mas não se sabe de onde provém o seu nome, dado que esta era uma palavra pouco utilizada na Madeira. Ali sita a chamada quinta e capela do Trapiche, onde os irmãos de São João de Deus conservam a Casa de Saúde Mental para homens.

Laranjal

O nome parece dar indícios de que ali existiria um pomar de laranjeiras ou que estas árvores de fruto seriam cultivadas em grande escala.

Levada do Cavalo

Este local é partilhado pela freguesia de Santo António e pela freguesia de São Pedro. Nele funcionou, há muito tempo, uma fábrica de curtume de peles.

Ribeira dos Socorridos

Situada na margem esquerda desta ribeira, recebeu, também, a designação de Engenho Velho, talvez por lá ter existido um dos muitos engenhos de fabricação de açúcar existentes na ilha.

Ligações externas

Artigos relacionados com Santo António

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Localidades da freguesia de Santo Ant\u00f3nio","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Santo Ant\u00f3nio, ant\u00f3nio funchal santo, -Localidades da freguesia de Santo Ant\u00f3nio","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.