Longra

Longra
Rande

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"longra","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"rande","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Longra é uma vila situada no concelho de Felgueiras. Principal localidade do sul do concelho localiza-se a quatro quilómetros da sede de concelho, a cidade de Felgueiras, a 21 quilómetros de Guimarães, a 36 de Braga, a 18 de Penafiel e a 45 da capital de distrito, a cidade do Porto.

Parte considerável destes percursos está coberto por auto-estrada, sendo efectuada a ligação à A4, a curta distância de Longra.

História

A Longra começou por ser um lugar, pertencente à freguesia de Rande, cujo epicentro, como local de confluências das gentes da área circunvizinha e fixação de bens e serviços, transformou-se numa povoação urbana. Como tal, a Longra sempre foi uma localidade com vida própria, não necessitando os seus habitantes e frequentadores de se deslocarem a outros centros para se abastecerem ou conviverem, costumando-se dizer, por isso, que na Longra há quase tudo. Longra foi elevada à categoria de vila a 01 de Julho de 2003, em sessão desse dia na Assembleia da República. Assim, embora algo tardiamente, foi justa a sua elevação a vila.

Engloba actualmente, como vila, parte da anterior povoação da Longra, da freguesia de Rande, e outras parcelas das vizinhas freguesias de Sernande, Pedreira e Varziela. A vila da Longra tem presentemente feira franca quatro vezes ao ano, na linha de anterior feirão que existiu desde meados do Século XIX aos princípios do Século XX. Igualmente é organizado na Longra, anualmente, um Desfile de Carnaval com grande fama na região.

A história de Longra ficou imortalizada pela publicação em 1997, em volume monográfico, intitulado "Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras", de Armando Pinto.

Toponímia

O nome provém de Longara, conforme vem in Leges, no séc. XIII – significando algo arqueológico. Aliás, na fronteira das freguesias de Rande, Varziela e Sernande, foram ainda recentemente (já nos inícios do séc. XXI) descobertos vestígios arqueológicos de antigo povoamento da Idade do Bronze, o povoado de Cimalha. Cujo nome ainda presente consta em lugares das freguesias de Rande e Sernande, ou seja Cimalhas de Cima e de Cimalhas de Baixo.

Economia

Comércio

O comércio é uma fonte de desenvolvimento de Longra, com os estabelecimentos distribuídos pelos diversos ramos. Assim, entre outros, Longra possui supermercados, restaurantes, cafés, clínicas médicas, gabinetes de contabilidade, agências de seguros, stands de automóveis.

Indústria

Longra foi pioneira na indústria do concelho. Inicialmente, através da fundição, ferraria e serralharia civil. Mais tarde, já no século XX, foi também pioneira na indústria da panificação, metalurgia e metalo-mecânica.

Possuiu fábricas de grande envergadura, empregando trabalhadores de todas as freguesias do concelho, bem como dos concelhos limítrofes. Algumas destas unidades fabris vieram a fazer mais tarde parte do pólo industrial, mais conhecido por Zona Industrial de Longra. Destacaram-se pelo seu desempenho, a Empresa Metalúrgica da Longra e a Longra-Indústria de Mobiliário de Escritório, S.A. Resultante do exemplo do dinamismo desta última empresa, sobressai hoje a IMO-Mobiliário de Escritório, com sede laboral e administrativa em Longra e armazéns em Lisboa e Porto.

Dentro do mesmo ramo, sobressaem ainda várias outras empresas que são pólo de desenvolvimento de Longra. No sector do calçado existem também várias unidades fabris, correspondendo à tradição existente no concelho. Também outros sectores e outros ramos produtivos existem em Longra.

Instalações de hotelaria

Existe na povoação de Longra diversos estabelecimentos nesta área.

Equipamentos e serviços públicos

Saúde e assistência

A Longra tem neste sector forte tradição, possuindo desde 1941 o Posto Médico, actualmente designado Centro de Saúde (Unidade de Saúde - Extensão do Centro de Saúde de Felgueiras), com vínculo à Administração Regional de Saúde do Norte.

O Centro de Saúde da Longra, cuja área oficial abrange oito freguesias, além de muitas outras de onde são oriundos beneficiários inscritos na Longra, por opção, num total de mais de 12.000 utentes, é o segundo mais importante do concelho, logo a seguir ao da sede de Felgueiras, suplantando por exemplo em número de utentes os da cidade da Lixa e o da vila de Barrosas. Tem funcionado no edifício da Casa do Povo da Longra, mas presentemente encontra-se numa fase de transição instalado em edifício pré-fabricado, devido à necessidade de expansão, visando próxima transferência para edifício próprio de construção de raiz, em terreno cedido pela mesma Associação Casa do Povo da Longra.

Igualmente está estabelecida uma farmácia, existente há longas décadas, presentemente denominada Farmácia Longra.

Transportes públicos

O serviço de transportes públicos é assegurado por várias empresas, as quais garantem ligação regular a quaisquer dos itinerários internos e externos mais frequentes.

Ensino

A Longra está dotada de uma escola do ensino básico, a Escola Primária do Outeiro-Longra, na qual funciona também um pré-primário/jardim de infância, com cantina.

Equipamento desportivo

Tendo possuído durante longos tempos um campo de futebol, para o terreno do mesmo está projectada a curto prazo a construção de um pavilhão gimnodesportivo, na Longra, com planta já elaborada pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Felgueiras.

Cultura

Existe uma Casa do Povo, organismo criado por despacho Ministerial de 26 de Abril de 1939. Instituição esta actualmente oficializada como Associação Casa do Povo da Longra, englobando sala de espectáculos, biblioteca e museu etnográfico. São realizadas várias acções pelas respectivas secções etnográfica e cénica. Possui um Rancho Folclórico (Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra, fundado em 1994) e um grupo de teatro (Grupo de Teatro da Casa do Povo da Longra, criado em 1996).

Para a mesma Casa do Povo da Longra está projectada a instalação de um Centro de Dia para idosos. Igualmente a Casa do Povo tem para breve a colocação nas suas instalações, junto à via pública, de uma caixa Multibanco, através de acordo firmado entre a própria associação e a junta de freguesia com uma entidade bancária, a qual num curto espaço de tempo prevê também a instalação de um balcão, vulgo instalação de um Banco.

Outros equipamentos

Existe na Longra, desde 1911, uma Estação dos Correios de nível um, a qual dispõe de edifício próprio e de código postal 4650.

Tem ainda a Longra a sede da Junta de Freguesia de Rande, em edifício próprio, que detém condições de funcionamento dos respectivos serviços, mais o funcionamento da assembleia de freguesia e local para o exercício de voto. Em terreno lateral à sede da autarquia local está instalado um parque infantil de diversões.

A Longra tem ainda projecto de atribuição toponímica para as suas artérias, através de ordenamento toponímico entretanto efectuado e aprovado na Assembleia de Freguesia de Rande em sessão ordinária de 23 de Abril de 2002, cujo o processo foi entregue na Câmara Municipal de Felgueiras em 30 de Abril do mesmo ano.

Personalidades

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Longra","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Rande, felgueiras longra, -Longra","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.