Lourical do Campo

Lourical do Campo

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"lourical-do-campo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}


Louriçal do Campo é uma freguesia portuguesa do concelho de Castelo Branco, com 22.31 km² de área e 636 habitantes (2011). Densidade: 28,5 hab/km².

Toponímia

Situada nas abas da serra da Gardunha, a freguesia de Louriçal do Campo dista 25 quilómetros da sede do concelho. Encontra-se no extremo norte do concelho e no seu limite com o município vizinho do Fundăo. Grande parte do seu termo está rodeado pela grande freguesia de S.Vicente da Beira, sendo delimitado ainda por Sobral do Campo, Ninho do Açor (numa curta extensăo) e ainda Póvoa de Rio Moinhos. Tem uma área de 22,07 hectares.
O nome da povoaçăo deriva da remota existência de uma grande número de loureiros no seu território. Habitada desde muito cedo, aqui surgiram alguns achados arqueológicos que comprovam a afirmaçăo anterior, como sepulturas ou restos de tijoleiras. A agricultura, ontem como hoje, era a principal actividade económica das suas gentes, actividade essa incrementada pelos Romanos, que puseram em prática uma espécie de "capitalismo agrícola".

Gastronomia

*Bucho, ensopado de cabrito, Queijo de Cabra;
*Filhós, Bolos de Mel, Esquecidos (bolos), Borrachões

Festas e Romarias

*Festa de São Fiel e Santo António – 4º Domingo de Agosto
*Festa de São Sebastião – Domingo mais próximo de 20 de Janeiro
*Festa do Espírito Santo – 7º Domingo depois da Páscoa
*Procissão do Senhor dos Paços – 5ª feira Santa
*Festa de São Bento
*Festa dos Mistos
*Festa de Natal
*Festa do Carnaval
*Domingo de Ramos

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Lourical do Campo","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":", , -Lourical do Campo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

  • - Artigo raiz

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.