Lousã (freguesia)

Lousã (freguesia)
Lousã



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"lousa-freguesia","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Lousã é uma freguesia portuguesa do concelho da Lousã, com 57,39 km² de área e 10.395 habitantes (2001). Densidade: 181,1 hab/km².

A freguesia da Lousã, sede do concelho com o mesmo nome, ocupa uma área territorial de 57.20 Km² contemplando um aglomerado populacional de 10.395 habitantes, segundo os resultados do Censos 2001. A Freguesia da Lousã é, naturalmente, a maior freguesia do concelho da Lousã, contando com quase 8.000 eleitores.

Localidades

História

A história da Lousã remonta ao período da dominação romana, tal como o testemunham inúmeros achados arqueológicos. No entanto, os séculos seguintes estão pouco documentados pelo que o topónimo Arauz só surge pela primeira vez num documento do século X. Apenas no século XI é que a bacia da Lousã conhece algum desenvolvimento. Remonta a esta data a construção do Castelo de Arouce, edificação localizada no coração da serra da Lousã e envolta em lendas e histórias maravilhosa

Lousã foi contemplada por D. Afonso Henriques com um foral em 1511. Entre outras referências documentais, destaca-se o Alvará de Licença de D. João III, de 1537, para os moradores da Lousã fazerem o Bodo de São João. O original deste documento encontra-se na Biblioteca Municipal da Lousã. O velho foral da Lousã só foi revogado pela nova carta concedida em 1513 por D. Manuel I.

O tempo foi passando devagar na Lousã, que apenas no século XVIII é que mostra alguns indícios de desenvolvimento e prosperidade. Contribui muito para esse desenvolvimento a criação da indústria de papel, o Engenho de Papel do Penedo. A Lousã passou a ser uma vila em expansão, mostrando, desde logo, bonitas casas senhoriais, que ainda hoje podem ser vistas no centro histórico da vila.
Ao longo do tempo floresceram outras indústrias, foram traçadas largas avenidas e construídas modernas zonas habitacionais que contribuíram decisivamente para o desenvolvimento da freguesia, criando o aspecto que a caracteriza.

A vila da Lousã continua o seu trajecto de franco desenvolvimento, confirmando todo o seu potencial e continuando a ser uma das vilas mais promissoras de Portugal. A Freguesia da Lousã é, acima de qualquer classificação, uma freguesia viva e onde as pessoas contam. O número de habitantes tem vindo a crescer não só dentro do núcleo urbano, mas também nas aldeias mais periféricas. Através de uma presença diária, a Junta de Freguesia procura promover condições que ajudem as pessoas a fixar residência fora do núcleo urbano. Desta forma, reúnem-se esforços para que os caminhos e bermas estejam sempre limpos e transitáveis, para que a recolha dos resíduos sólidos urbanos (em diversos pontos, efectuada pelos serviços da Junta) seja eficaz, para que sejam asseguradas as obras que tanta falta fazem, como a limpeza de regadios, fontes e lavadouros.

A Junta de Freguesia da Lousã orgulha-se de contribuir de forma estrutural para que se possa continuar a dizer que é bom viver na Lousã.

Património

  • Pelourinho da Lousã
  • Castelo da Lousã
  • Palácio dos Salazares ou Casa da Viscondessa de Espinhal ou Palácio dos Viscondes do Espinhal
  • Casa de Baixo
  • Casa de Santa Rita
  • Casa do Fundo de Vila
  • Capela da Misericórdia da Lousã
  • Casa da Rua Nova ou Casa de Cima

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Lous\u00e3 (freguesia)","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.