Luís Pedro Carimbo Alves Pinheiro

Luís Pedro Carimbo Alves Pinheiro
Ponte do Rol

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"luis-pedro-carimbo-alves-pinheiro","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"ponte-do-rol","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Luís Pedro Carimbo Alves Pinheiro, é o actual Maestro da Banda da Juventude Musical Ponterrolense, tendo sido o grande dinamizador desta instituição. É natural da freguesia de Ponte do Rol, concelho de Torres Vedras, onde nasceu em 1963.

A conselho médico, devido aos seus graves problemas asmáticos, inicia os seus estudos musicais aos 10 anos de idade na Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras na qual viria a ingressar como executante de clarinete. Em 1980 matricula-se na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, onde tirou os cursos gerais de composição e clarinete, este na classe do professor Marcos Romão dos Reis Júnior. Aos 18 anos inicia-se na docência no Ensino Básico, como professor de Educação Musical, continuando esta a ser a sua profissão. Durante estes estudos foi bolseiro sucessivamente da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Concluiu em Julho de 2005 a Licenciatura em Música, ramo de composição, na Universidade de Évora.

A sua música tem sido interpretada em cidades como Évora e Lagos através do EVORensemble Contemporâneo e do Vocal Aparte. Fazem parte da sua formação os compositores Emanuel Nunes, Jorge Peixinho, Eurico Carrapatoso, Amílcar Vasques Dias e Daniel Schewetz. Frequentou no nosso país cursos de direcção com os maestros Jo Conjaerts, (holandês) Robert Houlian (irlandês) Baldur Brünniman (suíço) e António Saiote. Frequentou em Abril de 2006 um curso de direcção de orquestra, com os maestros Robert Houlian e Rodolfo Samglibeni, director da Orquestra nacional da Venezuela.

Foi o principal dinamizador de um projecto musical iniciado na sua terra natal em Fevereiro de 1996, que viria a culminar na inauguração da Banda da Juventude Musical Ponterrolense em 21 de Maio de 2000, sendo uma das mais jovem do país, que o próprio dirige.

Desde Novembro de 2006 tem também a seu cargo a direcção artística da Sociedade Lírica Moitense, de Moita dos Ferreiros, Lourinhã.

Lecciona a disciplina de Análise e Técnicas de Composição na Escola Vocacional de Música da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais de Tomar desde Janeiro de 2007.

Em 11 de Novembro de 2002 foi distinguido pela Câmara Municipal de Torres Vedras com a medalha de mérito municipal - grau prata.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Lu\u00eds Pedro Carimbo Alves Pinheiro","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ponte do Rol, maestro ponte-do-rol, -Lu\u00eds Pedro Carimbo Alves Pinheiro","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.