Luz de Tavira é uma freguesia portuguesa do concelho de Tavira, com 31,53 km² de área e 3.778 habitantes (2001). Densidade: 119,8 hab/km².
Foi elevada a vila em 12 de Julho de 2001, tendo a sua designação sido alterada de Luz para Luz de Tavira.
Principais sítios desta freguesia: Igreja (ou Aldeia), Amaro Gonçalves, Arroio, Arroteia, Belmonte, Brejo, Campina, Maragota, Murteira, Palmeira, Pereirinhas, Pinheiro e Torre de Aires.
História
As primeiras referências à existência da freguesia remontam ao século XVI (anterior a 1514) e a sua importância advém da actividade agrícola intensa.
A freguesia da Luz de Tavira, elevada a vila em 12 de Julho de 2001, situa-se a seis quilómetros de Tavira. Delimitada a Sul pela Ria Formosa e a Norte pela Freguesia de Santo Estêvão, abrange uma área de 31.53 km2 e tem 3.778 habitantes (Censos 2001). A sua sede localiza-se na vila com o mesmo nome e a sua padroeira é a Nossa Senhora da Luz.
Actualmente, esta freguesia vive essencialmente da agricultura, do comércio e da aquicultura.
A actividade artesanal, que ainda subsiste, refere-se a trabalhos em ferro, marcenaria e aos artefactos de pesca artesanal.
Em termos gastronómicos, para além da feijoada de chocos, das ostras e do milho com conquilhas, devem ser realçados os doces regionais de amêndoa.
O que visitar?
Património
Igreja de Nossa Senhora da Luz
Construída após a elevação da povoação a freguesia, deste templo realça-se a sua fachada maneirista, e o portal lateral manuelino, com os intercolunios, o intradorso dos arcos e os capitéis lavrados com parras e cachos de uvas. O seu interior é de três naves cobertas por abóbadas, destacando-se ainda o retábulo maneirista, datado do século XVI.
Vestígios da antiga cidade romana de Balsa (século I a VI)
Ainda inexplorada, é considerada um dos mais importantes povoados romanos na Península Ibérica da época. É propriedade particular.
Torre de Aires ou Ares
Monumento circular em alvenaria, de origem medieval ou possivelmente árabe, que juntamente com o Castelo de Tavira e outras torres, integrava o sistema defensivo da Região.
Casas Típicas
Com platibandas trabalhadas em argamassa na parte superior das fachadas e chaminés típicas, muito agudas ou entalhadas.
Noras de Água
Engenhos de origem árabe para tirar água dos poços. Estão localizadas, nomeadamente, em Amaro Gonçalves e junto ao polidesportivo da Luz de Tavira.
Ermida de Nossa Senhora do Livramento
Situada a cerca de três quilómetros da Luz de Tavira, esta ermida foi erguida a mando do Padre Manuel Viegas Leal, em 1708. Este é um templo com fachada de pórtico simples e rematada por um frontão curvo ladeado por dois campanários. No seu interior existe um altar barroco, construído com mármores do Algarve.
Espaços Naturais e de Lazer
Sítio doPorto Grande (Arroteia de Baixo)
Situado em pleno Parque Natural da Ria Formosa, é possível desfrutar-se de uma paisagem de grande beleza.
Parque de Merendas no Arroio
Local aprazível onde se pode descansar e efectuar agradáveis piqueniques.
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Tavira - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários