Machio

Machio
Pampilhosa da Serra



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"machio","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Machio é uma freguesia portuguesa do concelho de Pampilhosa da Serra, com 14,98 km² de área e 146 habitantes (2001). Densidade: 9,7 hab/km². Situa-se esta freguesia no sudoeste do concelho, distando da sede cerca de catorze quilómetros.

A freguesia é a mais pequena do concelho e está situada a sudoeste do território municipal, entre as freguesias de Portela do Fojo, Pessegueiro e Pampilhosa da Serra.

Localidades

A freguesia compreende os lugares de Machio de Cima, Machio de Baixo, Maria Gomes, Travessa e Vale Pereiras.

História

Data da primeira metade do século XIX a criação da quarta paróquia que integrou o concelho, São Miguel do Machio, compreendendo os lugares de Machio de Baixo e de Cima e Vale Pereiras. Com efeito, os registos paroquiais desta freguesia aparecem, até 1835, integrados nos livros paroquiais da freguesia de Nossa Senhora do Pranto de Pampilhosa. Em Setembro de 1896, integraram esta freguesia, após terem sido desanexados da freguesia de Álvaro, os lugares de Maria Gomes, Portalegre e Travessa.

O topónimo Machio surge pela primeira vez, de que temos conhecimento, num documento de 1241. Trata-se da sentença dada pelo bispo da Guarda na questão entre os priores de Pampilhosa e o da Vila de Álvaro sobre os dízimos do Machio. Ao levantar-se uma questão entre os priores de duas vilas sobre os dízimos deste lugar, parece ser legítimo afirmar que se tratava já de um núcleo populacional de dimensões relevantes.

Machio é também referido na Carta Foral de Alvares. Nela, pode ler-se a dado passo:

"….he carta de foro perpetuum que mandamos fazer eu martim gonçallluez e mjnha mulher maria viegas a vos homeens que pouoaaes essa nossa herdade d’alvares damo-lla e….. e vae a oujaaes e saae acima do machio de martim viegas e descendo ao zezere …"

O topónimo, ao ser referenciado nas confrontações de uma propriedade privada, indicia o seu povoamento no século XIII.

A paróquia de Machio, curato de apresentação do prior de Pampilhosa, é de invocação de São Miguel, pertenceu ao bispado da Guarda até 4 de Setembro de 1882, altura em que foi transferida para o de Coimbra. A sua igreja matriz tinha a actual localização e terá sido uma ampliação da capela de São Miguel já existente e documentada no livro de Visitações de Pampilhosa para os anos de 1700-1799.

A freguesia de Machio, em 1868, tinha 66 fogos e 270 habitantes (estatística paroquial), enquanto que os censos de 1890 lhe atribuem 82 fogos com 393 habitantes.

Heráldica

A bandeira é azul. Cordões e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

O brasão tem escudo de ouro, ramo de castanheiro de verde, ouriçado do mesmo, com castanhas de vermelho e duas mós de azul furadas do campo, tudo alinhado em roqueta; campanha, de cinco burelas ondadas, de azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "MACHIO".

O selo é circular, com a legenda "Junta de Freguesia de Machio - Pampilhosa da Serra".

Festas e romarias

  • São Miguel, celebrado anualmente a 29 de Setembro

Património

Igreja Paroquial

Construção do século XVIII, dedicada a São Miguel, com altares setecentistas. O altar-mor alberga a escultura de São Miguel, esculpida numa única pedra, obra dos séculos XVI - XVII.

Capela de Santo António

Lagar de Vara

Lagar de Vara, onde outrora se esmagava a azeitona pela força das juntas de bois. Actualmente, apesar de não laborar, o lagar mantém em bom estado de conservação o traçado e os utensílios originais.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Machio","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.