Maçores

Maçores
Torre de Moncorvo



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"macores","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Maçores é uma freguesia portuguesa do concelho de Torre de Moncorvo, com 16,01 km² de área e 223 habitantes (2001). Densidade: 13,9 hab/km².

No distrito de Bragança e concelho de Torre de Moncorvo, está a freguesia de Maçores situada entre diversas serras, distando cerca de quinze quilómetros da sede concelhia. Nesta freguesia passam as ribeiras de Gravata e de Santa Marinha e integra-se também parte da serra sua homónima, coberta de pinheiros e sobreiros, e em cujo cume se encontram grandes rochas, conhecidas por Fraga da Maceira, Fraga do Pendão, Fraga do Arco e Fraga da Pinga.

História

O nome desta aldeia, situada entre várias serras, aparece nos livros de registo paroquiais como "Massores", que deve radicar do termo arcaico "masores", que significa testamenteiro, executor de testamentos e das mandas. Os machados de pedra polida e as moedas antigas que apareceram no termo desta freguesia comprovam que esta é povoada desde os tempos pré-históricos e romanos. Pensa-se ter havido ali indústrias de tapetes e colchas de lã e linho em teares manuais, o que não é de estranhar, visto que a freguesia fica bem perto de Urros onde ainda há quem trabalhe com teares.

Nos meses de Fevereiro e Março as encostas ficam vestidas do branco das flores das amendoeiras. Mas, é no Outono na festa de São Martinho que as pessoas vivem a mais ancestral das festas populares. A festa é composta por um magusto colectivo, uma caldeira cheia de vinho, onde as pessoas bebem de bruços, uma gaita de foles e foguetes.

Heráldica

Brasão

Escudo de prata, com um sobreiro arrancado, de verde, descortiçado e frutado de vermelho, entre duas ferraduras de negro, realçadas e furadas de ouro; em campanha, um penhasco de negro, realçado de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «MAÇORES».

Bandeira

Verde. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.

Barragem das Olgas

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Ma\u00e7ores","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.