Madalena

Madalena
Tomar



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"madalena-tomar","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A Madalena é uma freguesia portuguesa do concelho de Tomar, com 30,56 km² de área e 3.466 habitantes (2001). Densidade: 113,4 hab/km².

A freguesia de Madalena compreende as seguintes povoações: Caldelas, Caniçal, Carvalhal Grande, Carvalhal Pequeno, Cem Soldos, Charneca do Maxial, Corujo, Madalena, Maxial, Paço da Comenda, Porto da Lage, Porto Mendo e São Miguel.

Segundo Pinho Leal (“Portugal Antigo e Moderno”), esta freguesia conheceu importante povoamento na época dos romanos. Para este autor, o actual lugar de Caldelas teria como base anterior a antiquíssima cidade do mesmo nome. Outros autores apontam Caldede como o nome exacto dessa cidade.

Património

Igreja Paroquial de Santa Maria Madalena

Do respeitável património que a freguesia possui, a menção mais importante vai para a Igreja Paroquial de Santa Maria Madalena, que se situa no centro da freguesia. Templo com capela-mor, dois altares laterais e dois colaterais. A capela-mor é revestida de azulejos azuis e amarelos do século XVII, num padrão pouco vulgar nas igrejas deste período. Os vãos do tecto são forrados dos mesmos azulejos, o que não é muito comum. Todos os altares, mesmo colaterais, têm retábulos de talha dourada seiscentista.

Quinta da Anunciada Velha

Mais conhecida pela sua história, escavações da década de 90, turismo rural, floresta envolvente, viveiros, albufeira agrícola. Um sem-fim de experiências relaxantes. Localizada entre Vale Riganos e o Choupal, na Estrada Nacional 349-3, que liga Terras Pretas a Tomar.

Decana da Humanidade

Foi nesta freguesia, na localidade de Corujo, que viveu Maria de Jesus, a decana da humanidade durante um pouco mais de um mês, falecendo com 115 anos de idade no início de 2009.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Madalena","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.