Mafamude

Mafamude
Vila Nova de Gaia



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"mafamude","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Mafamude é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Gaia, Distrito do Porto, com 5,39 km² de área e 38.940 habitantes (2001). Densidade: 7.224,5 hab/km².

Mafamude, juntamente com Santa Marinha e São Pedro da Afurada, integram a cidade de Vila Nova de Gaia. Soares dos Reis, escultor português, nasceu em Mafamude em 1847.

História

Mafamude deve o seu nome a um indeterminado Vali Árabe que ficou glorioso pelas façanhas contra os cristãos. Este é o único nome de localidade Árabe indiscutível em Vila Nova de Gaia.Mahamuti, como então se chamava, tem desde tempos remotos enorme supremacia sobre as povoações vizinhas mesmo as do outro lado do rio, como é o caso de Aldoar.

Teve o seu Paço Árabe, relacionado com a lenda Aloazar Abderraman, cuja formosa irmã, Gaya, o Rei Ramiro das Astúrias teria roubado. Crê-se, de acordo com estudos feitos, que este Paço esteve erigido no local onde se situou a Quinta das Pedras, hoje Bairro das Pedras. Em tempos, este local serviu igualmente de instalação de bateria dos Miguelistas, para bombardear o Mosteiro da Serra do Pilar, os quais se serviram das pedras lavradas existentes, muito provavelmente, pertencentes ao Paço. Ainda hoje existem na actual Quinta, pedras lavradas, motivo de outros estudos.

A questão de Mafamude, porém, prende-se com a localização precisa do Porto, tendo João Pedro Ribeiro afirmado que a povoação de Portugal ou Porto, no século I, não se situava a norte, como actualmente, mas a sul do rio Douro confinando pelo nascente com Mafamude, pelo poente com Coimbrões, reduzindo a actual Gaia à antiga Cale. Para completar o que fica dito, Armando de Matos diz igualmente que “é hoje axioma histórico que o primitivo lugar da cidade do Porto foi em Gaia e que dali passou para a margem oposta.”

Fica portanto fora de duvida que a moderna cidade de Vila Nova de Gaia, foi uma cidade antiquíssima, situada nos terrenos actuais de Mafamude. D. Afonso II chamava-lhe continuamente “Mea Villa Nova da Gaia e sedis Portucalensis”, na carta régia que regulava a administração de uma localidade que lhe deu em 1255.

Festas e Romarias

  • São Gonçalo (primeiro domingo a seguir ao dia 10 de Janeiro)
  • São Cristóvão de Mafamude (primeiro fim de semana após o dia 26 de Julho)
  • Festas em honra de Santo Ovídio (primeiro fim de semana de Setembro)

Feiras

Para além da feira que se realiza durante as festas em honra de Santo Ovídio, existe igualmente outra que se realiza semanalmente.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Mafamude","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.