Mafra

Mafra
Sub-região Grande Lisboa



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"mafra","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Mafra é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, região Lisboa e sub-região Grande Lisboa, com cerca de 11.300 habitantes.

É sede de um município com 291,42 km² de área e 66.453 habitantes (2006), subdividido em 17 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Torres Vedras, a nordeste por Sobral de Monte Agraço, a leste por Arruda dos Vinhos, a sueste por Loures, a sul por Sintra e a oeste tem litoral no oceano Atlântico. Mafra é famosa pelo seu palácio-convento, mandado construir por D. João V no século XVIII e que constitui a mais grandiosa obra do barroco português.

Freguesias

O Município de Mafra é, desde 1985, constituído por 17 freguesias. Nessa altura, subiram a freguesia Venda do Pinheiro e São Miguel de Alcainça, que pertenciam ao Milharado a à Malveira, respectivamente. Em 1923, foi a Malveira elevada a freguesia, assim como Vila Franca do Rosário em 1939. Estas foram as únicas alterações efectuadas ao decreto de Outubro de 1855, de reforma administrativa do Governo Regenerador, altura em que o Município de Mafra passou a integrar 13 freguesias: Azueira (era Concelho); Carvoeira (pertencia ao Concelho da Ericeira); Cheleiros (Sintra); Encarnação (Torres Vedras); Enxara do Bispo (Azueira); Ericeira (era Concelho); Gradil (Azueira); Igreja Nova (Santa Maria de Sintra); Mafra (era Concelho); Milharado (Enxara dos Cavaleiros); Santo Estevão das Galés (Olivais); Santo Isidoro (Mafra); Sobral da Abelheira (Azueira).

As actuais freguesias de Mafra são as seguintes:

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Mafra","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.