Malcata é uma freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 30,82 km² de área e 430 habitantes (2001). Densidade: 14 hab/km². É a sétima maior aldeia do concelho do Sabugal.
A freguesia de Malcata fica situada no concelho do Sabugal, ao fundo da Serra da Malcata, e tem por vizinhas as populações de Meimão (5 kms), Sabugal (Sede de Concelho – 9 kms), Quadrazais (8 kms) e Aldeia de Stº. António (6 kms). Banha-a a Ribeira da Porqueira, afluente do Rio Côa, que lhe nasce a Nascente, abraça-a em toda a parte Sul e segue para Norte. Este facto condiciona positivamente a Freguesia, dotando-a com um regadio de cerca de 3,5 kms de comprimento, que os açudes e represas ajudam a consumar.
O topónimo da Freguesia advém-lhe da proximidade da Serra da Malcata.
História
É uma freguesia muito antiga. Diz-se que em torno do núcleo de Malcata terá existido um perímetro amuralhado. No entanto, dos mesmos não se encontram vestígios. Esta Freguesia pertenceu ao concelho de Sortelha até ao século XIX, tendo sido do mesmo desanexada em 1851 com a extinção daquele concelho, data a partir da qual passou a integrar o concelho do Sabugal.
Reza a tradição, inspirada na lenda que passa de boca em boca, que, em tempos idos, na Freguesia de Malcata desaparecia misteriosamente todos os anos uma pessoa, a qual nunca mais aparecia. Os populares viviam alarmados com o facto, pelo que decidiram fazer a promessa de irem em romagem à ermida do Divino Espírito Santo, situada nos limites de Malcata com Quadrazais. Cumprida a promessa, ninguém mais desapareceu.
Porque a romagem à capela, todos os anos, implicava grandes esforços pela distância e situação, o bispo da diocese decidiu amenizar o sacrifício dos fiéis e transferiu a romagem para a Capela de São Domingos de Gusmão, situada na área da freguesia.
Em meados do Século XX atingiu o seu pico populacional com cerca de 1200 habitantes. Mais tarde houve a emigração para a Argentina, Suiça, Espanha, Holanda, Inglaterra, Brasil, EUA, mas maioritariamente França. Reduzindo assim a sua populaçao para menos de metade.
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários