Mamarrosa

Mamarrosa
Oliveira do Bairro



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"mamarrosa","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Mamarrosa é uma freguesia portuguesa do concelho de Oliveira do Bairro, com 6,54 km² de área e 1.452 habitantes (2001). Densidade: 222,0 hab/km².

História

Esta povoação, pelo seu estudo toponímico, leva-nos à pré-história. Só localizamos documentos em 1020, numa doação feita ao Mosteiro da Vacariça das Vilas de Levira e Lázaro em que Mamarrosa aparece mencionada para identificação das confrontações das referidas Vilas.

"… AD OCCIDENTALE PARTEM, PER UBI DICUNT MAMOARÁSA UBI …"

Posteriormente, em Carta Régia feita por D. Sancho II no ano de 1242, aparece mencionada como doada à Ordem de Roca Amador agregada a Sosa. Não foi incluída em nenhuma Carta Foral conhecida. Os lugares que a compunham até a criação da freguesia de Bustos, aparecem dispersos por vários Concelhos.

Assim, Malhapãozinho, parte da Mamarrosa, parte da Caneira e Barreira, pertenciam ao Concelho de Sosa; Azurveira e parte do Sobreiro ao Concelho de Aveiro; Bustos e parte do Sobreiro pertenciam ao de Sorães e parte da Mamarrosa e da Caneira ao Concelho de Cantanhede. De referir que em 1282 a Mamarrosa aparece como terra reguenga, ou seja, pertencente ao Rei.

O padroeiro é São Simão. A Igreja da Mamarrosa era anexa de São Miguel de Sosa. O pároco era um cura anual representado pelo Reitor da Vila de Sosa. Tinha esta Igreja em 1758, uma Irmandade das Almas e três confrarias, a do Espírito Santo, Santíssimo Sacramento e a da Senhora do Rosário.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Mamarrosa","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.