Manteigas

Manteigas
Sub-região Beira Interior Norte



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"manteigas","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região Beira Interior Norte, com cerca de 4.000 habitantes. A zona urbana da vila inclui duas freguesias. Rodeada por grandiosas paisagens,a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela ,a mais elevada em Portugal continental.

É sede de um município com 108,59 km² de área e 3.833 habitantes (2001), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia. Em 2001, a freguesia de Vale de Amoreira, até então pertencente ao município da Guarda, foi integrada em Manteigas. A extensão do município passou a ser de 125 km².

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciar do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no Inverno e eventualmente no inicio da Primavera.

Freguesias

História

Ignora-se o nome que davam à vila de Manteigas, e por quem teria sido fundada visto que nenhum monumento há de que se possa tirar fio condutor nesse sentido. Diz a tradição que Júlio César passou por aqui, cinquenta anos a.C., à frente dos seus soldados. A origem dos foros e privilégios, usos e costumes da vila de Manteigas, cuja denominação de aldeia se encontra em muitos documentos do séc. XII e seguintes, são idênticos aos de muitas outras terras circunvizinhas que assentaram raízes em volta da faldas da serra conhecida naquelas recuadas épocas por Monte Hermeni, hoje denominada Serra da Estrela.

No ano de 1188, D. Sancho I deu o primeiro foral à vila de Manteigas e D. Manuel I concedeu-lhe novo Foral a 4 de Março de 1514 em Lisboa, este além do interesse que tem como documento comprovativo da autonomia da vila na época, assume grande significado por nele se achar a referência mais antiga e segura ao foral que D. Sancho I concedeu a Manteigas.

Das quatro freguesias que constituem o concelho, sabe-se que a freguesia de Santa Maria e São Pedro se terão formado entre as datas de 1336 e 1338. A freguesia de Sameiro que pertenceu ao Concelho da Covilhã e ao extinto Concelho de Valhelhas, só em 1835 foi adstrita ao Concelho de Manteigas. O concelho de Manteigas, extinto a 26 de Junho de 1896 e anexado ao da Guarda, veio a ser restaurado em 13 de Janeiro de 1898. A freguesia de Vale de Amoreira passou a integrar o concelho a partir do dia 1 de Janeiro de 2002, ao abrigo da Lei N.º 29/2001 de 12 de Julho.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Manteigas","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.