Marmelete

Marmelete
Monchique



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"marmelete","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Marmelete é uma freguesia portuguesa do concelho de Monchique, com 147,67 km² de área e 1.087 habitantes (2001). Densidade: 7,4 hab/km².

Apesar da acidentada é uma localidade agradável e amena, de boas águas e terra fértil.

Património

Arquitectónico

A Santinha

Este monumento, dedicado à Nossa Senhora da Boa Viagem, foi construído por sugestão de uma antiga Professora de Marmelete, de nome Maria Guilhermina, sendo que ela própria suportou uma parte considerável das despesas. Está localizada junto à E. N. 267, à saída de Marmelete, em direcção a Monchique.

Igreja Matriz

A Igreja de Marmelete, ou de Nossa Senhora da Encarnação, remonta, segundo documentos da Torre do Tombo, aos princípios do século XVII. Ao longo dos anos foi sofrendo algumas obras, principalmente em 1755, aquando do terramoto e, mais recentemente, em 1975. Nesta última intervenção, foi-lhe dado um aspecto mais moderno, mas ao mesmo tempo mais frio, tendo-se perdido alguns traços arquitectónicos que a caracterizavam.

Capela de Santo António

A Ermida de Santo António foi construída num local onde, segundo a tradição, este Santo milagreiro apareceu a um pastor. Trata-se de uma edificação dos finais do século XVIII e está situada num monte com uma vista privilegiada sobre a aldeia de Marmelete.

Antigo Bebedouro

Localizado na Rua Inácio Veríssimo Cabrita, foi recentemente restaurado com pedra da região. Antigamente era um local destinado ao descanso e recuperação de forças dos animais, enquanto os seus donos faziam as compras na aldeia.

Fontanário

Situado na Rua Francisco Furtado, foi recentemente recuperado, servindo de Fonte para abastecimento.

Fonte Velha

A Fonte Velha ou Fonte dos Namorados, localizada na Travessa da Fonte, é o mais antigo fontanário de Marmelete, datado de 1926, com água proveniente de uma mina. A curiosa designação de Fonte dos Namorados deve-se ao facto destes se costumarem encontrar ali, ao Domingo à tarde depois da missa.

Actividades económicas

  • Agricultura
  • Apicultura
  • Suinicultura

Gastronomia

  • Medronho
  • Enchidos
  • Mel

Artesanato

Cestaria

Ainda temos a felicidade de poder contar com pessoas portadoras da habilidade de, a partir de vimes ou verga, fazer objectos de uma enorme beleza e utilidade, como os cestos, canastras, adornos para garrafas, etc. Todos estes trabalhos podem ser vistos na Feira de Artesanato que se realiza em Marmelete, anualmente, no último Domingo de Julho.

Colheres de Pau

Também ao nível das colheres de pau continuamos a utilizá-las e a fabricá-las como se fazia há muitos anos. Com muita paciência e saber, ainda há quem por aqui consiga transformar um bocado de urze numa colher capaz de ajudar à confecção dos mais apetitosos pratos. Todos estes trabalhos podem ser vistos na Feira de Artesanato que se realiza em Marmelete, anualmente, no último Domingo de Julho.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Marmelete","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.