Marrazes é uma freguesia urbana do concelho de Leiria, com 18,90 km² de área e 20.444 habitantes. Densidade: 1.081,7 hab/km².
Com uma gastronomia variada e com tradições reconhecidas, a freguesia é historicamente rica, como o testemunham o Castelo da cidade de Leiria e os típicos restaurantes que se podem encontrar nesta localidade. A freguesia de Marrazes é influenciada por outros aglomerados populacionais próximos, como Leiria, Marinha Grande, Pombal, Batalha, Porto de Mós, Ourém, Fátima e Alcobaça. Está também próximo de praias como a Praia da Vieira, a Praia do Pedrógão, São Pedro de Moel, Paredes da Vitória e Nazaré.
Localidades
Marrazes situa-se dentro da área urbana de Leiria. Esta freguesia tem mais de 20.000 habitantes sendo então a mais populosa do concelho de Leiria e das que possui maior densidade populacional no distrito.
- Sismaria
- Gândara dos Olivais
- Rego d’Água
- Outeiros da Gândara
- Quinta do Aleada
- Bairro das Almoinhas
- Nova Leiria
- Arrabalde da Ponte
- Quinta da Matinha
- Quinta do Bispo
- Quinta de Santo António
- Marinheiros
- Planalto
- Vale Sepal
- Covinhas
- Valverde
- Pinheiros
- Janardo
- Outeiro das Barrocas
Devido ao crescimento acelerado da freguesia, apenas os lugares de Janardo e Outeiro das Barrocas se mantêm fora da área urbana, segundo o Plano Director Municipal do concelho. Os restantes lugares são caracterizados pelo despontar de novos pólos habitacionais e de um desenvolvimento sócio-económico verdadeiramente assinalável.
Economia
A freguesia possuí uma vasta oferta habitacional e por garantir uma considerável oferta de trabalho, graças à sua forte componente industrial e comercial, esta freguesia registou, segundo os dados obtidos pelos Censos de 2001, um crescimento populacional superior a 53%, contra a média nacional que se situou abaixo dos 7,5%.
Sectores Económicos:
- Primário - 6%
- Secundário - 45%
- Terciário - 49%
A agro-pecuária, a indústria e o comércio são, hoje, os principais baluartes económicos desta freguesia. No entanto, a indústria é o sector onde Marrazes mais de destaca. Actualmente, as unidades industriais proliferam por toda a freguesia e prova do seu desenvolvimento é a existência da maior área industrial concelhia: a Zona Industrial da Cova da Faias (ZICOFA).
Educação
No âmbito da educação, encontra-se dotada os seguintes estabelecimentos:
- Jardim-de-Infância
- Escola EB 1 de Marrazes
- Escola EB 2,3 de Marrazes
- Escola de Formação Social de Marrazes
- Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
- CERCILEI
- APPC
- OASSIS
Património
- Igreja Matriz
Mata dos Marrazes
A Mata dos Marrazes estende-se por uma área de 90 hectares, característica que lhe valeu o epíteto de “pulmão da cidade de Leiria”. Este espaço de lazer conta com espaços verdes, parque de merendas e um circuito de manutenção aberto a toda a população. A Mata de Marrazes será dotada de equipamentos de utilização no âmbito de actividade desportiva formal e informal, designada de Aldeia do Desporto.
Museu Escolar
O Museu Escolar de Marrazes teve a sua origem num projecto pedagógico, posto em prática pelos professores do 1° Ciclo do Ensino Básico de Marrazes no ano lectivo de 1992/93 com o título "A Escola Através dos Tempos". Em 2001 integrou na Rede Portuguesa de Museus, atingindo uma importante etapa no panorama museológico português. Este vasto espólio só foi possível porque os doadores surgem de qualquer ponto do país e, generosamente, entregam ao Museu Escolar os objectos que possuem para que sejam preservados, investigados e expostos. O Museu Escolar é, por isto, um projecto único no nosso país, que se reveste de excepcional afirmação cultural e de interesse para a comunidade escolar. Está integrado na Rede Portuguesa de Museus, inscrito na Associação Portuguesa de Museologia e é membro do ICOM (International Council of Museums).
Gastronomia
Marrazes dispõe alguns dos melhores restaurantes do concelho e distrito de Leiria, alguns dos quais reconhecidos nacionalmente pela excelência no serviço e qualidade gastronómica das suas ementas. Quanto aos pratos típicos, a freguesia de Marrazes oferece aos seus visitantes deliciosos acepipes, como a Fritada (Entrecosto de Porco e Morcela de Arroz, grelos e batata cozida), e pratos de carne como a Feijoada e o Cabrito Assado. No que toca aos doces regionais, destacam-se o “Bolo da Festa” e os Bolinhos com frutos secos, característicos do Dia do Bolinho (Dia de Todos os Santos).
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Leiria - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários
SEU ESTÚPIDO! NOVA LEIRIA NÃO EXISTE! LEIA A HISTÓRIA DO ARRABALDE DA PONTE DESDE O
INÍCIO DO SÉCULO XII E ONDE OS CÓNEGOS CRÚZIOS (IGREJA DE SANTA CRUZ DE COIMBRA)
SE INSTALARAM CRIANDO AÍ A FREGUESIA E PARÓQUIA DE SÃO TIAGO DO ARRABALDE DA PONTE CUJOS DOMÍNIOS IAM ATÉ ÀS FALDAS DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA. LEIA…LEIA… A HISTÓRIA DE PORTUGAL. ALI, OS CRÚZIOS, INSTALARAM A SUA IGREJA, UM HOSPITAL PARA LÁZAROS E O DE SANTO ANDRÉ (ONDE O ACTUAL HOSPITAL FOI BUSCAR O NOME). TINHAM TERMAS E UMA HOSPEDARIA PARA OS PASSANTES. RISQUE DA SUA MENTE O NOME QUE QUEREM DAR AO ARRABALDE DA PONTE DE "NOVA LEIRIA". É UMA BURRICE.