Martianas

Martianas
Orca

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"martianas","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"orca","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A aldeia de Martianas fica no coração da Beira Baixa, na freguesia de Orca, concelho do Fundão.

Martianas localiza-se a meio caminho entre as cidades de Castelo Branco e Fundão, a cerca de 40 kms a norte da primeira e a cerca de 23 kms da segunda. O acesso à aldeia é feito a partir do IP2, saindo do nó de acesso à povoação da Lardosa.

História

Umas das três aldeias abrangidas pela freguesia da Orca, as Martianas datam, julga-se, do século XIII.

Em cerca de 1245, surgiu a povoação de Zebras, e sensivelmente por essa altura ou antes, Alpedrinha, Catrão, Torre, Mata da Rainha (já atestada em 1214 com a designação de Mata de Porcis), Aldeia de Santa Margarida, São Miguel d'Acha, e claro, as Martianas.

A origem do nome Martianas está claramente ligada ao seu primeiro donatário e/ou povoador, Martinh'Annes, que pode ter sido um alcaide de Castelo Novo, e que vem citado num documento de 1290, transcrito no final do Tombo da Comenda de Castelo Novo, de 1505.

Em 1320, a Aldeia de Martim Anes já tinha igreja, com a invocação de Santa Maria e sob a jurisdição da Ordem de Cristo, como consta no citado Catálogo de 1320/21. Na segunda metade desse século, porém, já se encontrava com "mingua de moradores" (conforme refere documento de 1381), consequência talvez da peste negra de 1348 e das guerras fernandinas com Castela.

As Martianas pertenceram em tempos à Covilhã. Mais tarde, apesar de estarem integradas na freguesia da Orca para efeitos religiosos, passaram a pertencer ao termo e concelho de Penamacor, devido a uma deliberação de D. Fernando, dada em Trancoso a 27 de Outubro de 1478, com vista a dotar o pequeno concelho de Penamacor, tão flagelado com frequentes arremetidas castelhanas, de melhores possibilidades de defesa - "para que se milhor podesse povoar e defender dos imigos".

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Martianas","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Orca, fund\u00e3o martianas orca, -Martianas","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

  • Orca - Artigo raiz

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.