Massamá

Massamá
Queluz



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"massama","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Massamá é uma freguesia portuguesa que integra a cidade de Queluz, no concelho de Sintra, com 2,78 km² de área e 28.176 habitantes (2001). Densidade: 10.135,3 h/km².

Em 1997 a freguesia de Massamá desanexou-se da freguesia de Queluz, todavia permanecendo uma das três freguesias da cidade de Queluz. (Queluz, Massamá e Monte Abraão constituem a cidade de Queluz.)

Toponímia

O nome da freguesia tem origem no termo árabe "Mactamã", que significa "lugar onde se toma boa água, "ou "fonte ". Situado a meio caminho das praças fortes de Lisboa e de Sintra, era aqui que os antigos guerreiros, caçadores e viajantes costumavam parar, durante as suas viagens, para descansar e para se refrescarem a si e às suas montadas. Assim, são falsos os abundantes boatos que atribuem a origem do nome à existência de uma fábrica de massas de má qualidade.

História

População

A população massamense caracteriza-se por ter uma muito grande percentagem de jovens, na classe etária dos 25 aos 35 anos, que aqui procura a sua primeira residência, possuindo um grau de instrução médio superior. Sendo a idade média dos habitantes bastante a baixo da média nacional, existe também uma numerosa população menor de idade, grande parte dela frequentando o ensino primário dentro da freguesia e o secundário nas escolas mais próximas: Escola E.B. 2,3, Professor Egas Moniz que desde o início ano lectivo 2007/2008, constituiu, com a Escola Básica Nº 2 de Massamá, o Agrupamento Vertical de escolas Professor Egas Moniz, Escola E.B. 2,3 D.Pedro IV, no Monte Abraão, Escola Secundária Stuart Carvalhais, em Massamá, e a Escola Secundária Miguel Torga, também no Monte Abraão.

Sendo uma freguesia que se tornou no que é hoje sobretudo nos últimos 30 anos, a sua população é na sua grande maioria oriunda de outras regiões. Assim, vivem em Massamá famílias originárias de todas as regiões do país, de Norte a Sul, e também de todos os países de língua portuguesa, havendo uma grande fatia da população que é oriunda de Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Brasil e também, em menor quantidade, de Macau (muitas famílias portuguesas regressadas a Portugal depois da entrega da soberania à China). Contudo, os filhos desta primeira geração de habitantes de Massamá, nasceu e/ou cresceu na freguesia, possuindo, hoje, um forte sentimento identitário e de pertença.

Colectividades e cultura

A mais importante colectividade da freguesia é o clube desportivo Real Sport Clube, do qual é parte o antigo Clube Desportivo e Recreativo de Massamá.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Massam\u00e1","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.